Anatomia da Cunha Portuguesa – As figuras que as pessoas fazem

Autor: João Ribeiro-Bidaoui
Género: Sociologia
Edição: Dez/2020
Páginas: 552
ISBN: 9789897025884
Editora: Guerra & Paz

 

 

Um olhar científico inédito sobre a cunha portuguesa.
O que é uma cunha? Existem cunhas justas e cunhas injustas? A nossa sociedade terá mais ou menos cunhas no futuro? Estas e outras perguntas guiaram as entrevistas a mais de 20 protagonistas do espaço público português e permitiram observar várias personalidades públicas nacionais.
Este livro escrutina a cunha, a partir das opiniões de jornalistas, políticos e dirigentes da administração do Estado sobre controvérsias públicas. O resultado é uma verdadeira anatomia da cunha portuguesa e dos seus elementos essenciais: oficiosidade, funcionalidade, relacionalidade, reciprocidade e o prejuízo de bens comuns. Fazendo uso das mais recentes abordagens sociológicas da escola francesa, analisa de forma original como um certo contorcionismo dos indivíduos perante as cunhas revela a sua capacidade crítica. É um contributo único da investigação científica para a sociologia da emancipação e, sobretudo, para um conhecimento mais aprofundado da sociedade portuguesa.

João Ribeiro-Bidaoui

João Ribeiro-Bidaoui é jurista, sociólogo, diplomata e político. Nasceu em São João da Madeira, em 1976. Licenciado e mestre em Direito pela Universidade de Coimbra, e doutorado em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa. Desempenhou funções no Ministério da Justiça, nas Nações Unidas, na OCDE e na Conferência da Haia de Direito Internacional Privado.

0 comentários
0 likes
Anterior: O Vírus, a Cultura e o FuturoSeguinte: Obra poética – II (Artur do Cruzeiro Seixas)

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados
Tópicos recentes