Apanhados pelo Vírus – Factos e mitos acerca da COVID-19

Autores: Carlos Fiolhais e David Marçal
Género: Sociologia /Saúde
Edição: Nov/2020
Páginas: 180
ISBN: 9789897850110
Editora: Gradiva

 

 

Fomos todos apanhados pelo vírus. Não apenas os infectados com o SARS-CoV-2, mas também a multidão que viu o seu quotidiano virado do avesso de um dia para o outro. Muito se disse e desdisse. As próprias autoridades de saúde, que inicialmente desaconselharam o uso de máscaras, pouco depois tornaram-nas obrigatórias. Os teóricos da conspiração fizeram prova de vida, espalhando os mais incríveis disparates, como a associação do vírus às radiações 5G. À pandemia da COVID-19 juntou-se uma infodemia: ficámos inundados de desinformação.
A primeira parte deste livro expõe resumidamente não só o que realmente já se sabe, à luz da ciência, mas também as dúvidas que ainda persistem. Na segunda contradizem-se ideias erradas que têm circulado acerca do novo coronavírus – algumas mais absurdas do que outras. Na última encontra-se um «guia» para acompanhar a ciência em directo, pois as dúvidas e o debate dos cientistas no espaço público poderão causar alguma confusão ao público. O livro termina com a palavra esperança.

De Carlos Fiolhais no Segredo dos Livros:
História Global de Portugal (coautoria)

Carlos Fiolhais

Carlos Fiolhais é professor de Física na Universidade de Coimbra. Foi professor em universidades dos EUA e do Brasil. É autor de numerosos artigos científicos e de cerca de 60 livros científicos, pedagógicos e de divulgação. Dirigiu a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e dirige o Rómulo – Centro Ciência Viva dessa universidade.

David Marçal

David Marçal é doutorado em Bioquímica pela Universidade Nova de Lisboa (2008). Foi jornalista de ciência no jornal Público e autor do Inimigo Público. Autor de vários espetáculos de teatro e programas de televisão sobre temas científicos. Coautor, com Carlos Fiolhais, dos livros Darwin aos Tiros e Outras Histórias de Ciência (Gradiva, 2011) e Pipocas com Telemóvel e Outras Histórias de Falsa Ciência (Gradiva, 2012). Coordenador e coautor do livro Toda a Ciência (Menos as Partes Chatas) (Gradiva, 2013). Em 2010 venceu os prémios Químicos Jovens e Ideias Verdes.

0 comentários
0 likes
Anterior: Insubmissos – LançamentoSeguinte: Birras de Mãe

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados
Tópicos recentes