Aristides de Sousa Mendes – Memórias de um neto

Autor: António Moncada S. Mendes
Género: Memórias / Biografia
Edição: Out/2017
Páginas: 352
ISBN: 9789899987548
Editora: Desassossego

 

 

O percurso corajoso e inspirador de um homem que salvou a vida de milhares de inocentes
Desobedeceu a Salazar. Salvou 30.000 vidas. Foi perseguido até à morte.

A história do cônsul Aristides de Sousa Mendes, e de como desafiou as ordens de Salazar para salvar as vidas de 30.000 refugiados durante a II Guerra Mundial, é hoje um legado de coragem e nobreza que constitui um orgulho para todos os portugueses.

Mas quem era Aristides de Sousa Mendes? Por trás da figura heroica esconde-se um homem complexo, profundamente íntegro e religioso, devoto à família e ao país, e que foi forçado a fazer uma escolha terrível entre a sua consciência e o dever profissional, sabendo que as consequências para si seriam implacáveis.
Com recurso a um extenso arquivo fotográfico e documental, em grande parte inédito, o seu neto, António Moncada S. Mendes, desvenda o lado pessoal do cônsul e da sua família, lançando assim uma nova luz sobre a figura de um diplomata que se sacrificou para salvar a vida de muitos inocentes.

Autor – António Moncada S. Mendes

Autor:

António Moncada S. Mendes é licenciado em Ciências Políticas e possui um mestrado em Estudos Russos (Teatro) obtido na Universidade de Montreal, Canadá. Com o seu primo Álvaro Alpoim de Sousa Mendes, dedicou-se à difusão da memória do seu avô no início dos anos 90 e, em 2000, aceitou o convite deste primo para criarem a Fundação Aristides de Sousa Mendes.

0 comentários
0 likes
Anterior: O Mapa SecretoSeguinte: Presidentes que Mudaram Portugal – A Vida, as Histórias e as Polémicas

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados
Tópicos recentes