As Máscaras Sobre o Fogo

Autor: Domingos Lobo
Género: Romance
Edição: Out/2019
Páginas: 206
ISBN: 9789728140793
Editora: Página a Página

 

 

Em As Máscaras Sobre o Fogo Domingos Lobo aprofunda na sua ficção a denúncia, inaugurada na verdade em Pés Nus na Água Fria, mas aí restrita a uma personagem, do aproveitamento do subproletariado pelo poder fascista, e agora também por novos poderosos do capitalismo liberal, para a prossecução dos seus fins.

N’As Máscaras Sobre o Fogo, num enredo de peripécias e suspense onde evoluem personagens tão típicas como o Brinquinhos, e se descobrem travestis assassinados com um furinho redondo no pescoço, a vazar-lhes as carótides, e ainda o detective se vê, como é próprio do género, ameaçado da cassação da licença por um chefe de esquadra, focam-se estratos marginais da cosmopolita Lisboa na época em que o Império derruía, mostrados sobretudo através do vocabulário e sintaxe por eles usados, que Domingos Lobo ouviu, assimilou, e passou a recriar, chegando a distorcer literariamente palavras e frases.
Do prefácio de Sérgio de Sousa

Autor – Domingos Lobo

Autor:

Domingos Lobo, nasceu em 1946, em Nagozela, Santa Comba Dão, vindo com 15 dias para Lisboa, cidade onde estudou e viveu até à idade adulta. Começou por fazer teatro como ator, depois como autor e encenador. Passou pelo jornalismo e pelo teatro radiofónico. Estreou-se, como ficcionista, com um dos romances considerados canónicos sobre a Guerra Colonial (Os Navios Negreiros Não Sobem o Cuando, editado pela Vega). Seguiram-se, na ficção: Pés Nus Na Água Fria; As Máscaras Sobre o Fogo e As Lágrimas dos Vivos (todos editados pela Vega). É igualmente poeta, dramaturgo e ensaísta, tendo, em 2005, reunido alguns textos de crítica e intervenção literária no volume Desconstrutor de Neblinas (Edições Cosmos). Tem textos de análise crítica publicados nas revistas Vértice, Escritor, Revista Alentejo, Seara Nova, EntreLetras e Jornal do Brasil.

0 comentários
0 likes
Anterior: O Mundo para Lá da CensuraSeguinte: A Greve Camponesa de 8 de Maio de 1944 em Azambuja e Baixo Ribatejo

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados