Beloved

Autora: Toni Morrison.
Edição: 2009
Páginas: 360
ISBN: 9789722038157
Editora: Dom Quixote

 

 

 

Beloved é a história de uma antiga família de escravos: Sixo, que «deixou de falar inglês porque não via nisso qualquer futuro»; Baby Suggs, que faz do coração o seu modo de vida porque «rebentou com as pernas, costas, cabeça, olhos, mãos, rins, ventre e língua»; Halle, o filho mais novo de Baby, que se deixa alugar para comprar a liberdade da mãe; Sethe, a mulher de Halle; e a filha de ambos, Denver. O romance centra-se em Sethe e no legado que o tempo de escravatura lhe deixou – o fantasma da sua primeira filha, Beloved -, pelo qual é, literalmente, assombrada.

Numa engenhosa combinação de alegoria, fantasia, lenda oral, mito e prosa de tonalidade poética, Beloved é um poderoso romance de redenção que cria vida a partir da morte, instinto maternal a partir da crueldade e a história que fora esquecida a partir do silêncio.
Publicado em 1987 e vencedor do Prémio Pulitzer de 1988, a obra-prima de Toni Morrison decorre num Ohio pós-Guerra da Secessão, um local que ofereceu a Morrison «uma fuga aos ambientes negros estereotipados… nem ghetto nem plantação de escravos».

Autor – Toni Morrison

Autora:

Toni Morrison, pseudónimo de Chloe Anthony Wofford, nasceu em 18 de fevereiro de 1931 em Ohio, USA. Foi a primeira escritora negra a ser laureada com o Prémio Nobel da Literatura em 1993 e recebeu ainda outros prémios literários de grande prestígio, como o Pulitzer Prize, em 1988, e o National Book Critics Circle Award, em 1977. Recebeu a Presidential Medal of Freedom em 2012, a mais alta distinção civil dos Estados Unidos da América.
Foi professora de Inglês na Universidade de Howard, titular da Cátedra Albert Schweitzer em Humanidades na Universidade do Estado de Nova Iorque, em Albany, e titular da Cátedra Robert F. Goheen em Humanidades na Universidade de Princeton, onde se aposentou em 2006. Foi editora sénior na Random House, em Nova Iorque durante cerca de vinte anos. Com uma vasta obra literária publicada, Toni Morrison é uma referência incontornável da literatura norte-americana contemporânea.
Vive em Rockland County, Nova Iorque, e em Princeton, New Jersey.

Saiba maisa em www.tonimorrisonsociety.org

1 comentários
0 likes
Anterior: O Caso das Mangas ExplosivasSeguinte: Breakfast at Tiffany’s (Boneca de Luxo)

Comentários

  • Sofia Emídio

    Outubro 26, 2009 às 13:31
    Responder

    Surpreendente!!!Gostei muito deste livro!Não é uma leitura leve, mas a complexidade das personagens da história prende-nos a atenção.É uma história composta por várias personagens que por alguma razão acabam por ter ligação umas com as outras. Pessoas marcadas por uma época e uma vida de sofrimento, com o tema "escravatura" como pano de fundo.Por vezes, torna-se difícil acompanhar o desenrolar das coisas porque, sem esperarmos, lá aparece um "flashback" em que já não estão no seu dia-a-dia mas umas décadas mais atrás. Um aspecto muito interessante e que enriquece a narrativa é o facto de esta história ser contada na […] Ler Mais...Surpreendente!!!Gostei muito deste livro!Não é uma leitura leve, mas a complexidade das personagens da história prende-nos a atenção.É uma história composta por várias personagens que por alguma razão acabam por ter ligação umas com as outras. Pessoas marcadas por uma época e uma vida de sofrimento, com o tema "escravatura" como pano de fundo.Por vezes, torna-se difícil acompanhar o desenrolar das coisas porque, sem esperarmos, lá aparece um "flashback" em que já não estão no seu dia-a-dia mas umas décadas mais atrás. Um aspecto muito interessante e que enriquece a narrativa é o facto de esta história ser contada na perspectiva das várias personagens: Sethe, Denver, Paul D, etc.Outro elemento que me captou a atenção foi a história que assombrava Sethe sobre a sua filha bébé. O mistério que envolvia a sua morte e posterior assombramento conseguiu interessar-me ainda mais.Uma escritora que não conhecia mas que ficou na minha lista para futuras aquisições. Para mim, esta tem o poder e força para transmitir-nos, a nós leitores, os sentimentos mais profundos e por vezes obscuros que um ser humano pode sentir de uma forma tão intensa e real que funciona como se realmente estivéssemos a viver aquela situação.Gostei tanto do tipo de escrita de Toni Morrison que não resisti a comprar um outro livro dela também editado pela Dom Quixote: "Love". Read Less

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados
Tópicos recentes