Big Mal & Companhia

FaceBook  Twitter  

 

 

Autor: Gonçalo Pereira da Rosa
Género: Desporto
Edição: Ago/2018
Páginas: 320
ISBN: 9789897771224
Editora: Planeta

 

 

 

A histórica época de 1981-1982, em que o Sporting de Malcolm Allison conquistou a Taça e o Campeonato.
A arrebatadora época de 1981-1982 — quando o Sporting ganhou a Taça, o Campeonato, e ainda a Supertaça, no arranque da temporada seguinte — é parte incontornável do património sentimental de qualquer adepto leonino.
Foram meses incríveis, que Gonçalo Pereira Rosa conta num registo vibrante, dando vida a muitas histórias de bastidores da equipa liderada pelo enorme Malcolm Allison — ou Big Mal.

Os leitores vão recordar momentos grandiosos e surpreender-se com pormenores esquecidos ou nunca contados. Os feitos de Manuel Fernandes, Jordo, António Oliveira e companhia não vão deixar nenhum sportinguista indiferente. Contando com a memória de quase todos os principais intervenientes, complementada por uma exaustiva investigação, o autor constrói uma narrativa que se lê compulsivamente.
Um livro inspirador e emocionante que reconstitui um importante pedaço da história de um dos maiores clubes de Portugal e, logo, do desporto nacional. Agregador e intemporal, este é um documento histórico que todos os sportinguistas devem ler.

Deste autor no Segredo dos Livros:
O Inspetor da Pide que Morreu Duas Vezes

Autor:

Gonçalo Pereira Rosa nasceu em Lisboa em 1975. Jornalista desde 1994, trabalhou na imprensa desportiva, passou pela Lusa e integrou a equipa fundadora da edição portuguesa da National Geographic Magazine, da qual é diretor desde 2001.
Mestre em Comunicação Social pela Universidade Católica Portuguesa (UCP) e doutorado em Sociologia pelo ISCTE, é investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da UCP com trabalho publicado sobre Ambiente, Ciência e a História do Jornalismo português no século XX.
Publicou os livros ‘A Quercus nas Notícias’ (Porto Editora, 2006); ‘Parem as Máquinas!’ (Parsifal, 2015); ‘A Gripe e o Naufrágio' (Arranha-Céus, 2016) e ‘O Inspetor da Pide que morreu duas vezes’ (Ed. Planeta, 2017).
É autor do blogue Ecosfera e de guiões para banda desenhada, como a reconstituição da história de Diogo Alves, o assassino do Aqueduto.

Tem de iniciar sessão para submeter o seu comentário.

Últimas Opiniões

  • 25 de Abril, Corte e Costura
    Este livro é exatamente o que eu esperava dele: uma sucessão de quadros em que se ridiculariza a ...
  • 28.04.2019 21:03
  • A Aluna Americana
    Este é o mais recente romance de João Pedro Marques, autor de, entre outros, "Uma Fazenda em África" ...
  • 25.04.2019 20:42
  • O Último Cabalista de Lisboa
    Consegui, finalmente, ler este livro que foi o primeiro romance de Richard Zimler. Publicado em 1996 ...
  • 07.04.2019 23:56

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

Descobri que a leitura é uma forma servil de sonhar. Se tenho de sonhar, porque não sonhar os meus próprios sonhos?"
Fernando Pessoa