Casamento em Dezembro

FaceBook  Twitter  

 

 

 

Autora: Anita Shreve
Edição: 2007
Páginas: 192
ISBN: 9789724153230
Editora: Edições Asa

 

 

Numa estalagem no Massachusetts, sete antigos colegas de escola reúnem-se para um casamento. Nora, a dona da estalagem, teve de reinventar recentemente a sua vida após a morte do marido. Avery, que ainda consegue ouvir os ecos de um terrível acontecimento passado vinte e seis anos antes, estabeleceu-se em Toronto com a mulher e os dois filhos. Agnes, que é actualmente professora de História, permanece solteira e anseia contar um segredo que chocaria toda a gente.

Bridget, mãe de um rapaz de quinze anos, concordou, apesar da incerteza quanto à sua saúde e futuro, em casar-se com Bill, um antigo namorado do liceu que reencontrou recentemente. Na verdade, é Bill que deseja ardentemente que este casamento se realize e que reúne toda a gente para um surpreendente fim-de-semana de revelações e recriminações, perdão e redenção.

Leia aqui um excerto do livro

“Casamento em Dezembro é o mais comovente e ambicioso romance de Anita Shreve. Uma incursão na motivação e anseios humanos, escrita com a elegância e a perícia que fazem da autora “uma das melhores romancistas do nosso tempo.”- Boston Herald

Autora:

Anita Shreve formou-se na Tufts University e foi professora do ensino secundário durante alguns anos. Acabou por enveredar pelo jornalismo e, a partir de 1989, na sequência do seu primeiro romance, decide dedicar-se exclusivamente à literatura, tendo alcançado grande notariedade internacional.  É autora de dezassete romances, com mais de sete milhões de leitores em todo o mundo, tendo conquistado vários prémios literários, nomeadamente o PEN/L.L. Winship Award e o The New England Book Award para ficção.
Natural do Massachusetts, onde ainda reside, Anita Shreve é casada com o homem que conheceu quando tinha treze anos e tem dois filhos e três enteados.

Mais informações em www.anitashreve.com

Comentários  

 
#1 Inês Santos 2012-08-26 15:34
Esta é a história de 7 colegas de escola que, ao fim de 27 anos, se encontram na estalagem de Nora em Massachusetts, onde se reúnem para o casamento de Bill e Bridget. Bridget tem um cancro de mama, ao qual o mais provável é não sobreviver, e Bill deixou a mulher e a filha, para ficar com Bridget.
Durante o encontro, são revelados segredos que afetam todos os presentes: Agnes anda com um homem casado que foi professor deles no liceu; Nora conta a Harrison que o seu marido, Carl, a traía; Harrison confessa a Nora que sempre foi apaixonado por ela; Bill confessa a Bridget que tem um pavor inacreditável de que ela morra. Enfim, todos os segredos são revelados nestes 3 dias que os ex-colegas passam juntos.

O que dizer sobre este livro? Gostei! Como este ano terminei uma fase da minha vida, em que conheci muitas pessoas, entre elas as minhas melhores amigas, este livro fez-me acreditar que só perdemos o contacto com as pessoas de que gostamos e com quem convivermos se quisermos, pois o reencontro é sempre possível.

Gostei da forma como a autora preservou as memórias e o amor de Harrison durante 27 anos e como proporcionou a Nora uma vida melhor, depois de o seu marido ter falecido. Gostei do facto de Agnes estar a escrever uma história que achava ser ficção e, no entanto, era a história de Nora e Harrison.

Apaixonei-me pelo amor de Bill por Bridget que, mesmo sabendo que ela poderia morrer brevemente, quis casar com ela para sagrar o seu amor...

Fiquei intrigada acerca da razão de Julie, esposa de Jerry, lhe ter chamado hipócrita à mesa de jantar; este acontecimento não foi explicado e eu gostaria que tivesse sido mais desenvolvido. É o único ponto negativo que aponto a este livro.

Quanto ao final, gosto de acreditar que Harrison ia visitar os filhos pontualmente ao Canadá, mas que não desistia do amor que tinha por Nora desde os tempos do liceu e ficou com ela.
 

Tem de iniciar sessão para submeter o seu comentário.

Últimas Opiniões

  • O Judeu
    Bernardo Santareno é, sem dúvida, um dos maiores, se não o maior dramaturgo português do século XX. Era ...
  • 07.12.2018 13:53
  • Os dez espelhos de Benjamin Zarco
    Este é o quarto volume de uma série de Richard Zimler sobre a família Zarco, uma família de judeus ...
  • 19.11.2018 22:23
  • Trilogia da Mão - Amadeo, Guilhermina, Rosa
    A "Trilogia da Mão" é um conjunto de três livros agora editados num volume só. Nesta trilogia, Mário ...
  • 11.10.2018 22:10

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

"Para um autêntico escritor, cada livro deverá ser um novo começo com o qual tenta algo que está além do seu alcance."
Ernest Hemingway