Casper - O Gato-Viajante

FaceBook  Twitter  

 

 

  

 

 

Autora: Susan Finder
Edição: Mar/2011
Páginas: 252
Editora: Casa das Letras

A incrível e inspiradora história de um gato que conquistou os corações de pessoas de todo o mundo. Casper tornou-se uma celebridade nacional quando os jornais divulgaram a história de um gato extraordinário que apanhava regularmente o autocarro número 3, fazendo viagens de dezoito quilómetros pela sua cidade, Plymouth, em Devon. Enquanto a sua dedicada dona, Susan Finden, se interrogava por onde é que andaria o seu elusivo gato, Casper ia alegrando a vida de inúmeros passageiros que andavam de um lado para o outro nos seus afazeres. Também os motoristas dos autocarros começavam a estar familiarizados com Casper e a notícia percorria a central de transportes, alertando a equipa de que um passageiro muito especial poderia estar a bordo dos seus veículos. Com efeito, tornou-se a mascote da empresa de transportes, e fotos de Casper e de Susan decoravam a carreira número 3.
Quando Casper foi, de forma lamentável, morto por um carro no início de 2010, mensagens de solidariedade afluíram de todo o mundo. Tornou-se imediatamente claro que Casper e a sua notável história haviam tocado a vida de muita gente.
Contado de uma maneira comovente pela sua dona, que o amava profundamente, Casper, o Gato- Viajante, é a história tocante de um gato branco e preto muito especial, que viajava de autocarro e que conquistou os nossos corações.

Autora:
Desde criança que Susan Finden adora gatos. Quando era pequenina, o seu primeiro animal de estimação, Blackie, ajudou-a a atravessar momentos difíceis, como a morte da irmã, com cancro. Desde então, soube que os animais seriam uma parte importante da sua vida. Como mãe de três filhos, certificou-se de que os gatos desempenhavam um papel importante na vida das crianças, incutindo neles um amor pelos animais que persiste até hoje. À medida que o tempo passou, a família felina de Susan foi aumentando. Num centro de acolhimento, em Weymouth, Susan encontrou por acaso Casper e a sua vida mudou para sempre. Susan continua a acolher gatos recolhidos da rua e tenciona voltar a adoptar muito em breve.

Comentários  

 
#3 Lídia Rumor 2011-07-25 10:40
Sendo a minha própria gatinha arraçada de siamês, simultaneamente elegante caçadora e meiga amiguinha, a minha melhor companheira de leitura, achei que estava na altura de lhe prestar alguma homenagem lendo algo sobre um da sua espécie.

Casper - o gato viajante foi-me cativando aos poucos, começando por uma sensação de incredulidade, perante uma história que aparentava ser pouco plausível e acabando à beira das lágrimas, já aí a afagar a minha gatinha e agradecendo o seu carácter pouco aventureiro que a tem mantido a salvo.

Este livro relata a história dum gato singular, mas também dum casal, Sue e Chris, também eles bastante singulares. Sue é uma apaixonada por gatos, não consegue viver sem eles à sua volta e aprecia especialmente cuidar dos rejeitados, resgatando os seus gatos de abrigos e dando-lhes uma vida digna e feliz.

Casper foi, desde o primeiro dia, um gato diferente, teimoso e destemido, que adorava autocarros, camiões e, especialmente, pessoas; que arriscava deambular pelos perigos de todas as cidades em que viveu com os seus donos para estar perto das pessoas. Foi em Plymouth que ele se tornou um gato famoso. As suas longas viagens de autocarro pela cidade correram o mundo e, tal como as pessoas que o acompanhavam nas suas viagens, também todos os que acompanharam a sua história foram profundamente tocadas por este gato, cuja vida tanto nos pode ensinar a nós humanos, sempre tão apressados e preocupados que não somos capazes de aproveitar as coisas simples e boas da vida.

Casper revelou muita bondade e amor em todas as pessoas que tocou e é isto que este livro de memórias traz ao seu leitor - a revelação que todos nós temos, no fundo, muita bondade e amor para dar.
 
 
+2 #2 Catia Silva 2011-05-31 13:37
Casper, que gato tão extraordinário! Que vida incrível e tão repleta de aventuras, este pequeno gato nos contou neste maravilhoso livro. Sim, porque o que se deve tirar deste livro são os momentos bons da vida desta família, Susan e Chris.
Ao ler este livro, recordei-me dos meus animais de estimação e dos bons momentos que passei com eles. Um bichinho de estimação ajuda muito as pessoas, pois estão sempre prontos para receber o nosso amor e retribuir sempre a duplicar. E, nos momentos em que estamos mais em baixo, são eles que nos ajudam a reduzir o nosso stress, pelo simples facto de os afagarmos, os levarmos a passear ou “desabafarmos” com eles.
Devemos aceitar os conselhos do Casper e aproveitar as coisas boas da vida que, no caso deste gato, são um passeio de autocarro, um rolo de peru e a companhia da sua mamã. Que todas as pessoas tentem descobrir aquilo que mais gostam de fazer e o façam todos os dias.
Um livro muito simples e agradável de ler, bem estruturado e com capítulos engraçados. Algumas partes foram escritas como se o Casper estivesse a falar connosco, o que torna mais fácil a leitura.
 
 
+1 #1 Maria Manuel Sousa 2011-05-22 22:03
Quando iniciei a leitura deste livro, o meu primeiro pensamento foi: mais um livro sobre gatos. Mas não é nada disso. Casper consegue surpreender-nos pelas peripécias, pelas viagens que faz sem Sue (a sua dona) se aperceber, apesar de ela própria saber que Casper era um andarilho, e passar dias sem saber dele.
Casper tocou no coração de muita gente por esse mundo inteiro, fosse pelo seu espírito aventureiro, fosse pelo seu gosto de viajar.
Quote:
Tudo tem razão de existir, tudo encerra algo de bom, se perdermos um minuto para a descobrir.
Esta simples frase, escrita no final do livro resume de forma magistral o seu conteúdo. É um livro que deve ser lido por quem gosta de animais, mas também por quem não gosta tanto assim. Por certo, no final da leitura, terão um pensamento diferente sobre os animais de estimação e sobre a forma como, através deles, poderemos todos viver de forma diferente, tornando-nos melhores seres humanos.
 

Tem de iniciar sessão para submeter o seu comentário.

Últimas Opiniões

  • Hugo Chávez, o colapso da Venezuela
    Gosto de estar bem informado e não fazer juízos sem conhecimento de causa. O governo da Venezuela tem ...
  • 02.09.2019 14:09
  • Autobiografia
    "Autobiografia" , o novo romance de José Luís Peixoto, é o 3º livro que leio deste autor. Os anteriores ...
  • 18.08.2019 17:41
  • A Dama do Quimono Branco
    Com este volume, termina a saga do Samurai Negro, constituída por uma trilogia de romances históricos ...
  • 29.07.2019 17:54

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

"Com os livros aprenderia sempre, porque as pessoas, as pessoas de prestígio, punham o melhor de si próprias em livros. Os livros eram uma destilação das pessoas."
Pearl S. Buck, in A Eterna Demanda