Chic em Qualquer Ocasião

FaceBook  Twitter  

Autora: Vicky Fernandes
Páginas: 344
Editor: Esfera dos Livros

Sou alérgico a um alimento que é o ingrediente principal de um jantar em que sou convidado. O que devo fazer? O que faço quando encontro uma espinha na comida? O que fazer quando nos esquecemos do nome de alguém que se prepara para nos cumprimentar? Dizem as regras de etiqueta que numa festa de casamento se devem sempre usar meias/collants. E se a cerimónia se realizar em pleno Verão? Como redigir uma nota de condolências? Como agir quando numa festa de Natal alguém nos der um presente e não tivermos um para essa pessoa?
Estas são algumas das dúvidas a que Vicky Fernandes lhe responde no seu novo livro Chic em Qualquer Ocasião. Vicky Fernandes explica-nos não só as regras fundamentais de etiqueta e protocolo, mas também todas as pequenas questões que nos assaltam no nosso quotidiano: num jantar formal ou de amigos, numa entrevista de emprego, num casamento ou funeral. Questões que podem parecer pequenas, mas que, afinal, têm um importância vital nas nossas relações pessoais ou profissionais. É preciso estar preparado para qualquer situação. Sempre com educação e elegância.

Autora:
Vicky Fernandes é uma figura incontornável quando se fala de etiqueta e elegância. É empresária, sendo administradora de uma empresa que tem como principal actividade a área da consultoria, organização e realização de actos institucionais, empresariais e sociais e assessoria de imagem.
É também autora do livro Saber Estar.

Comentários  

 
#3 Fátima Rodrigues 2010-05-01 11:10
Trata-se de um livro de leitura rápida e que vem clarificar inúmeros aspectos do que fazer em diversas situações, como por exemplo descodificar o dress code dos convites, como fazer visitas, receber pessoas, ser visita de outros, como dispôr uma mesa, como receber e sentar os convidados, o que fazer em casos de imprevisto, etc. Penso que é um livro que deve constar das nossas estantes pessoais para um imprevisto, um evento que temos de organizar, baptizado, nascimento, casamento, velório e enterro, jantar, recepção...
O livro encontra-se dividido em dez capítulos, cada um com sua situação que passo a enumerar: 1. jantares formais; 2. jantares informais; 3. cocktails; 4. almoços de negócios; 5. no emprego; 6. aniversários; 7. casamentos; 8. nascimentos e baptizados; 9. funerais; 10. festas ao longo do ano (natal, carnaval, passagem de ano...).
 
 
#2 Helena 2010-04-27 11:19
Interessante.
Algumas sugestões que facilitam a convivência e a aceitação social. Muitas conhecidas e outras nem tanto.
Ainda assim, para além das normas, naturalidade, bom-senso, simpatia e alguma sensibilidade é importante para ser Chic em qualquer ocasião.
 
 
#1 Sofia Emídio 2010-02-08 14:47
Escrito por uma mulher que é considerada uma das mulheres mais elegantes de Portugal, Vicky Fernandes, é um livro muito prático, com uma abrangência de quase todos os eventos sociais em que qualquer um de nós poderá, algum dia, participar.
Algumas regras de etiqueta já são conhecidas por muitos de nós, outras nem por isso.
Apreciei o facto de, no fim de cada capítulo, serem colocadas questões mais específicas, com as respectivas respostas, de como agir em determinadas situações.
Um livro muito prático e de fácil leitura, que nos ensina algo, sempre. Por muito esclarecidos e habituados a determinadas situações sociais que estejamos, há sempre um pequeno pormenor que nos pode falhar e este livro ajuda a retirar todas e quaisquer dúvidas sobre como agir.
Recomendo a sua leitura, em primeiro lugar pelo facto de ter sido escrito por quem foi e, em segundo lugar, porque o conhecimento seja de que assunto for não ocupa lugar.
 

Tem de iniciar sessão para submeter o seu comentário.

Últimas Opiniões

  • Deixem Passar o Homem Invisível
    Dez anos depois de ter vencido o Grande Prémio de Romance e Novela APE/DGLB 2009, regressa em nova ...
  • 25.03.2020 23:36
  • O Caçador de Brinquedos
    Se gosta de ficção científica, não deixe de ler este livro! João Barreiros é considerado um dos ...
  • 12.03.2020 16:59
  • A Morte do Papa
    Depois de ter lido todos os livros anteriores de Nuno Nepomuceno, este foi o primeiro em que tive ...
  • 24.02.2020 00:22

Últimos Tópicos

    • Frecha
    • - Frecha, toda a magia tem um preço, sabes disso. Tens a certeza que queres...
    • há 1 semana 1 hora
    • Espaço para livros
    • Uma maneira simples e barata é embrulhá-los em rolo autoaderente, daquele que...
    • há 2 meses 4 dias
    • Melhores Livros De Romance
    • Obrigado pela partilha! Diversos desses livros têm nomes diferentes na edição...
    • há 2 meses 5 dias

Uma Pequena Palavra...

"Acredito que, assim como na nossa vida se vão sucedendo acontecimentos de todo o tipo, também na literatura se sucedem esses acontecimentos, que são expressão do que sentimos e pensamos: a criação é a forma que temos de colocar cá fora as nossas esperanças, as nossas certezas, dúvidas, as nossas ideias."
José Saramago in A Estátua e a Pedra