Coisas de Loucos – O que eles deixaram no manicómio

Autora: Catarina Gomes
Género: Sociologia
Edição: Jul/2020
Páginas: 264
ISBN: 9789896715533
Editora: Tinta da China

 

 

Uma caixa de objectos abandonados no Hospital Psiquiátrico Miguel Bombarda contém as pistas para resgatar do esquecimento a vida de doentes que ao longo de décadas ali permaneceram confinados.
Coisas de Loucos teve origem na descoberta acidental de uma caixa de objectos de antigos doentes do primeiro hospital psiquiátrico português, o Miguel Bombarda.
Catarina Gomes inicia então uma série de investigações para encontrar os «loucos» a quem pertenciam esses objectos abandonados.

Nascidos entre o final do século XIX e o começo do século XX, muitos foram admitidos em «Rilhafoles», nome original do Bombarda. Os psicofármacos e a terapia ocupacional não tinham ainda sido inventados, e por isso o único «tratamento» que receberam foi o do isolamento.
Mas antes de serem forçadas ao confinamento estas pessoas tiveram família, amores, trabalho, tiveram planos de futuro. São essas suas vidas que Catarina aqui resgata do esquecimento.

Desta autora no Segredo dos Livros:
Furriel não é Nome de Pai

Autor – Catarina Gomes

Autora:

Catarina Gomes é jornalista do Público desde 1998. Entre 2002 e 2003 fez uma pausa para pensar nas lides do jornalismo à distância, rumou a Londres onde tirou o Master of Science in Media and Communications na London School of Economics and Political Science. Em 2011 aventurou-se como argumentista do documentário Natália, a diva tragicómica (RTP2/Real Ficção).

Saiba mais em www.catarina-gomes.com

0 comentários
0 likes
Anterior: Viagens sem BolaSeguinte: Flecha

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados
Tópicos recentes