D. Carlos de Corpo Inteiro

FaceBook  Twitter  

 



Autor:
Isabel Corrêa da Silva e Miguel Metelo Seixas
Edição: Out/2009
Género:  História
Páginas: 386
ISBN: 9789896720100
Editora: Objectiva

 

 

Decorridos cento e um anos sobre o regicídio, a figura de D. Carlos continua a ser alvo de séria controvérsia e profunda incompreensão e, consequentemente, a gerar debates delicados.
A um ano da comemoração do centenário da implantação da República, é preciso revisitar D. Carlos.

Procurar compreendê-lo, não apenas à luz do que foi o desfecho  violento do seu reinado, mas por inteiro, nas múltiplas facetas da sua personalidade e vida.
É esse o propósito do presente livro: resgatar a memória do rei, mostrá-lo de uma forma desapaixonada, liberta da lenda negra que pesa sobre a sua memória, mas desembaraçada também do engrandecimento acrítico que, como contrapartida, lhe tem sido votado.
Eis de D. Carlos um retrato de corpo inteiro.

Autora:

Isabel Correa da Silva é doutora em História pela Universidade de Lisboa; investigadora de pós-doutoramento no Instituto de Ciências Sociais; integra, desde 2008, o Grupo de Estudos Políticos e Relações Internacionais do Centro de História e Cultura, Universidade de Lisboa, e, desde 2011, o Grupo de Estudos Relações Portugal-Brasil do Instituto de Defesa Nacional. Atualmente, os seus interesses de estudo concentram-se na representação do poder e na cultura política das monarquias constitucionais oitocentistas na Europa e no Brasil. É autora, com Miguel Metelo Seixas de uma biografia de D. Carlos, publicada em 2009.

Autor:

Miguel Metelo de Seixas, Doutor em História, é investigador integrado do Instituto de Estudos Medievais/FCSH/Universidade Nova de Lisboa e professor auxiliar na Universidade Lusíada de Lisboa. Foi professor convidado em diversas universidades francesas, italianas e brasileiras. Conta com cerca de uma centena de publicações na área da heráldica e da história, com destaque para: Heráldica, representação do poder e memória da nação (2011). É presidente do Instituto Português de Heráldica e diretor da revista Armas e Troféus.

Comentários  

 
#1 Angelina Rosa Nogueira Santos Violante 2010-02-09 00:39
Uma verdadeira lição de história! Fiquei a saber mais sobre D. Carlos lendo este livro do que no tempo todo que andei na escola, onde só se falava sobre o regicídio.
Neste livro, D. Carlos é visto mais como um homem afável, criativo, dinâmico e muito à frente da sua época, e não só como rei de Portugal.
Nunca tinha visto um retrato mais humano e palpável de um rei, que nos faz sentir como se fossemos conhecidos ou até mesmo parentes.
Mas, para ser mais acessível, poderia ter sido utilizada uma linguagem de mais fácil compreensão.
 

Tem de iniciar sessão para submeter o seu comentário.

Últimas Opiniões

  • A Recriação do Mundo
    Não é segredo que a Alemanha e a URSS correram contra o tempo e contra os Estados Unidos da América para ...
  • 22.09.2019 13:21
  • Hugo Chávez, o colapso da Venezuela
    Gosto de estar bem informado e não fazer juízos sem conhecimento de causa. O governo da Venezuela tem ...
  • 02.09.2019 14:09
  • Autobiografia
    "Autobiografia" , o novo romance de José Luís Peixoto, é o 3º livro que leio deste autor. Os anteriores ...
  • 18.08.2019 17:41

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

"É preciso ter chorado para imortalizar o riso no livro, na estrofe, na sentença, na palavra."
Camilo Castelo Branco in A mulher fatal