D. Maria I – As perdas e as glórias da rainha que entrou para a história como «a louca»

Autora: Mary del Priore
Género: História de Portugal
Edição: Jul/2020
Páginas: 248
ISBN: 9789896608439
Editora: Casa das Letras

 

 

D. Maria I foi a primeira mulher a governar Portugal e ficou conhecida para a história como a Rainha Louca. Mãe de D. João VI e avó do primeiro imperador do Brasil, teve um longo reinado de 38 anos – marcado por intensa atividade governativa, pela ação social e pelo desenvolvimento das artes e das ciências – e, no entanto, a sua vida conta com aspetos muito importantes não esclarecidos. Se era mentalmente instável, o que a levou a isso? E seria realmente louca, ou antes incompreendida? Que impacto tiveram nela as mortes do marido e do filho primogénito? A fim de lançar uma nova luz sobre esta figura marcante da história de Portugal, a historiadora Mary del Priore investigou a fundo a sua vida.

Neste livro, Del Priore conta a história da monarca de uma perspectiva inédita e intimista, e revela que o seu estado mental era provavelmente fruto das muitas tristezas e contratempos que sofreu ao longo da vida, numa época em que a depressão e a melancolia eram confundidas com insanidade – e até mesmo consideradas obras do demónio.
Abordando a vida de D. Maria I desde o seu nascimento em Lisboa, em Dezembro de 1734, até à sua morte no Brasil, para onde foi em 1808, passando pela sua devoção ao catolicismo, a coroação como primeira rainha portuguesa, o conflito com o Marquês de Pombal e o aparecimento dos primeiros sintomas de doença, esta obra faz justiça a uma mulher que conseguiu sobreviver a tempos e circunstâncias que lhe foram muito adversos

Autor – Mary del Priore

Autora:

Mary del Priore é pós-doutorada na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris. Foi professora de História na Universidade de São Paulo e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e ensina atualmente pós-graduações de História na Universidade Salgado de Oliveira. Autora de vários livros sobre a história de Portugal e do Brasil, colabora regularmente em jornais e revistas brasileiros e estrangeiros.

0 comentários
0 likes
Anterior: SalvadoresSeguinte: As Sílabas de Amália

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados
Tópicos recentes