De Mao a Xi – O ressurgimento da China

Autor: Vasco Rato
Género: Política internacional
Edição: Out/2020
Páginas: 320
ISBN: 9789898906687
Editora: Alêtheia

 

 

O ressurgimento da China enquanto grande potência mundial e o papel que, previsivelmente, virá a desempenhar na cena mundial ao longo das próximas décadas, é o tema central deste livro. Nele, o investigador Vasco Rato analisa a República Popular da China desde as Guerras do Ópio, ao impacto global do maoísmo até às implicações da recém-inaugurada «era Xi Jinping».
Nesta obra, Vasco Rato reflete também sobre o papel do Partido Comunista Chinês, que concebe a sua razão de ser como o instrumento incumbido de cumprir o destino chinês; isto é, de restituir a grandeza nacional bruscamente interrompida pelo “século da humilhação nacional”.

Vasco Rato

Vasco Rato, licenciado e mestre em Ciência Política, pela Universidade de Manitoba, no Canadá, e doutor na mesma área, pela Universidade de Georgetown, nos EUA, é professor auxiliar da Universidade Lusíada de Lisboa, membro do Conselho Científico do Instituto Português de Relações Internacionais e conferencista na Universidade de Georgetown.
Foi chefe de redação da revista Política Internacional e tem artigos sobre as suas áreas de investigação publicados nas revistas «Nação e Defesa», «Análise Social», «Risco» e «Revista de Ciência Política». Na comunicação social foi colunista do Diário de Notícias, de O Independente, O Liberal, Diário Económico e Semanário; comentador de assuntos políticos e internacionais na Rádio Renascença, na RTP2; e no programa SIC Internacional. Na SIC, com Carlos Gaspar, foi coautor de «Rumo à Memória: Crónicas da Crise Comunista».

0 comentários
0 likes
Anterior: SilvanaSeguinte: FLOW – Full Life, Outstanding Work – Lançamento

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados