Deus e o Mercado

Autores: Vítor Melícias, João César das Neves e Nicolau Santos
Género: Economia
Edição: Set/2020
Páginas: 256
ISBN: 9789722071062
Editora: Dom Quixote

 

 

Um diálogo provocador entre Religião e Economia
Qual a relação entre Deus e o Mercado? Provém o Mercado de uma ordem pré-estabelecida que deve ser respeitada? Ou, pelo contrário, o Mercado cria desequilíbrios que são entraves à existência humana plena e à harmonia social? O que diz a Doutrina Social da Igreja, e os grandes pensadores cristãos, sobre estas questões? Há um modelo cristão de economia?
O padre Vítor Melícias e o economista João César das Neves debatem estes e outros assuntos que nos interpelam e que marcam o nosso tempo. Com a moderação do jornalista Nicolau Santos, reflectem também sobre temas candentes da actualidade económica – a limitação dos salários altos, a pretensa captação do poder político pelo sistema financeiro, a integração da questão ecológica na economia, o aumento das desigualdades sociais criadas pela globalização, o crescimento dos extremismos com a crise da Covid, as razões da estagnação económica portuguesa nas últimas décadas, e o pensamento económico do Papa Francisco.
Um livro que resulta de uma conversa informada e sempre cativante entre três amigos que raramente estão de acordo, Deus e o Mercado é uma importante reflexão sobre o mundo desafiante em que vivemos.

De João César das Neves no Segredo dos Livros:
Natal Todo o Ano – O Verdadeiro Natal é a Eucaristia Todo o Ano
As 10 Questões do Interlúdio – A Economia Portuguesa na era António Costa

De Nicolau Santos no Segredo dos Livros:
Pensar o Futuro – Portugal e o Mundo Depois da Covid 19 (Coord.)

Vítor Melícias

Vítor Melícias é licenciado em Direito e em Direito Canónico. Além do sacerdócio, exerceu funções num sem número de instituições de solidariedade social e associações de caráter diverso. Foi também presidente do Conselho de Administração do Montepio Geral.

Autor – João César das Neves

Autor:

João César das Neves é doutorado em Economia e autor de vários livros e artigos científicos nessa área. É professor na Universidade Católica Portuguesa e presidente do Conselho Científico da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da mesma universidade. Foi também conselheiro para os assuntos económicos do ex-primeiro ministro português Aníbal Cavaco Silva e investigador do Banco de Portugal. Os diversos livros e artigos que publicou na área da economia centram-se em domínios como o desenvolvimento económico, a macroeconomia, a ética económica e a história económica e do pensamento económico. É também colaborador regular do Diário de Notícias e membro de várias organizações católicas. No âmbito da ficção, publicou os seguintes títulos na Principia – Crónicas do Céu (Novembro, 2002), Contos de Natal (Outubro, 2001) e Parábolas sobre Jesus (Março, 2001) e O Primeiro Dia (Setembro 2003).
No âmbito do ensaio, a Principia publicou ainda os seus livros O Que É a Economia? (Maio, 2003), A Economia de Deus (Julho, 2001) e O Nobel da Economia (Dezembro, 1998).

Autor – Nicolau Santos

Autor:

Nicolau Santos é presidente da Agência Lusa desde março de 2018. Esteve 20 anos no jornal Expresso, terminando funções como diretor-adjunto do jornal no final de 2017. Apresentou ao longo de 13 anos o programa “Expresso da Meia-Noite”, uma parceria SIC/Expresso. Dirigiu ainda o jornal Público e o Diário Económico. Ao longo da sua carreira de jornalista afirmou-se como um especialista em assuntos económicos. No Expresso publicava semanalmente um espaço de opinião no qual destacava empresas e factos positivos da economia nacional, dos mais diferentes setores empresariais.

0 comentários
0 likes
Anterior: Orfeu Sem MimSeguinte: Os Nove Braços do Hanukiah

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados
Tópicos recentes