Evoluir – Novos contributos para a política europeia e externa de Portugal

Autor: Augusto Santos Silva
Género: Política Europeia
Edição: Jun/2020
Páginas: 248
ISBN: 9789896715496
Editora: Tinta da China

 

 

Depois de «Argumentos Necessários», um livro do ministro dos Negócios Estrangeiros sobre novas perspetivas para a diplomacia portuguesa.
Descrevendo a evolução da política externa portuguesa sob a forma geométrica de um hexágono, Augusto Santos Silva apresenta nesta reunião de textos seis prioridades: a União Europeia e o seu projecto de integração; o laço transatlântico; a relação especial com os países de língua portuguesa e o conjunto de África e da América Latina; a ligação com as comunidades portuguesas no estrangeiro; a internacionalização da economia, da língua, do sistema de ciência e inovação, da cultura e das artes; e o multilateralismo.

A partir desta perspectiva, Evoluir discute questões tão urgentes como o papel de Portugal na União Europeia, na NATO e na CPLP, ou as relações com um Reino Unido pós-Brexit.
«Este livro não esconde a sua tese: que a política europeia e externa da democracia portuguesa tem evoluído; que precisa de evoluir; que evoluir não é pôr em causa a sua matriz mas, ao invés, fortalecê-la; e que vale a pena reflectirmos e falarmos em conjunto sobre a evolução, quer das estruturas e dos factos, quer das políticas que operam no meio deles e sobre eles.» — da Apresentação

Autor – Augusto Santos Silva

Autor:

Augusto Santos Silva nasceu no porto em 1956. Fez o doutoramento em Sociologia, pelo ISCTE, e a agregação em Ciências Sociais pela Universidade do Porto. A sua actividade profissional e académica tem decorrido no quadro da Faculdade de Economia do Porto, de que é, desde 2005, professor catedrático. Investiga nos domínios da teoria das ciências sociais, da sociologia da cultura e da ciência política.
Na sua vida pública, destaca-se a colaboração regular em órgãos de comunicação social, tendo sido colunista do jornal Público entre 1992 e 1999 e entre 2002 e 2005; e o desempenho de funções políticas, entre as quais as de deputado à Assembleia da República e membro do Governo.

0 comentários
0 likes
Anterior: Uma História da Maçonaria em Portugal (1727-1986)Seguinte: Alice 13: Vamos Procurar o Tigre

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados