Florbela Espanca: O Fado

FaceBook  Twitter  

 

 

Autor: Samuel Lopes
Género: Música / Poesia
Edição: Dez/2019
Páginas: 64 + CD
ISBN: 9789899712782
Editora: SevenMuses Musibooks

 

 

 

O Fado é a obra que celebra os 125 anos do nascimento de Florbela Espanca - considerada a maior expressão da poesia feminina da língua portuguesa. Esta obra apresenta pela primeira vez a poesia de Florbela Espanca em livro e disco nas vozes do fado no feminino.

O livro inclui a apresentação, O Fado em Florbela Espanca com notas biográficas, os poemas cantados e fotos das artistas que dão voz aos poemas. Este trabalho oferece um CD com 18 temas dos quais 9 são gravações inéditas.
Autoria de Samuel Lopes e capa original da artista plástica Rita Ventura.

Autor:

Samuel Lopes (Amadora, 28 de maio de 1970). Autor, editor, produtor, compositor, letrista e gestor de carreiras.
Desde cedo que a música fez parte do seu imaginário, em pequeno recorda-se de ouvir os discos que o seu pai tocava, Glenn Miller, Frank Pourcel ou Frank Sinatra e também a música portuguesa que a sua mãe ouvia como Amália Rodrigues ou Fernando Farinha.
Por influência do seu irmão mais velho que é músico, na sua adolescência inicia a sua carreira musical em meados dos anos 80, sendo baixista numa banda de metal a qual formou. Mais tarde passa a integrar outros projetos de pop rock e música portuguesa, vindo a trocar o baixo pela guitarra, visto este ser um instrumento mais propício para a composição.
No fim da década de 90, assume grande parte das composições para o filme português Pesadelo cor-de-rosa de Fernando Fragata com Catarina Furtado e Diogo Infante que se estreia nas gravações discográficas com o genérico do filme da sua autoria.
Apesar de ter deixado os palcos nos anos 2000, as facetas de compositor e letrista sempre foram uma constante que se mantêm até aos dias de hoje. Autor da SPA desde os anos 80, conta com dezenas de letras e músicas publicadas por vários artistas da pop ao fado.
O seu início como profissional da música remonta a 1988, quando começa na promoção e distribuição na Nébula, uma pequena distribuidora do Mestre António Sérgio, com o qual teve oportunidade de expandir os seus horizontes para tantas outras músicas. Esta experiência viria a inspirar a criação da Música Alternativa, editora-distribuidora que fundou no início dos anos 90. A qual foi importante na divulgação e desenvolvimento de carreiras para centenas de artistas; portugueses como Moonspell, Blasted Mechanism, Tara Perdida ou António Zambujo e estrangeiros como Tom Waits, Solomon Burke, Divine Comedy, PJ Harvey ou Offspring. Assumindo liderança no âmbito da música independente em Portugal, ditando muitas das tendências que se verificaram nesses anos, também pelas centenas de compilações editadas como Brazilounge, The Sound of Fashion, Tango? ou Divas do Brasil, e distribuídas como Café Del Mar ou Buddha Bar.
Em 2003 cria a Difference, uma produtora discográfica que estaria vocacionada para a criação e desenvolvimento de projetos musicais inovadores de valor acrescentado e também na internacionalização da música portuguesa. É na Difference que surgem os projetos: Amália Revisited, Liana - fado.pt, Donna Maria, Divas do Fado Novo, Novo Fado, Ana Laíns entre outros, e também os livros-4CD: Fado Sempre! Ontem, Hoje e Amanhã, Divas do Fado, Mediterrâneo, Angola - As 100 grandes músicas dos anos 60 e 70, a maioria destes projetos atingem um sucesso considerável.
Nestes anos, as músicas do mundo, lusofonia e o fado em particular, são áreas para as quais desenvolve um gosto especial, considerando-se um renovador, apesar de apreciar a tradição.
Em 2010 cria a editora de livros musicais SevenMuses MusicBooks, pretendendo ter uma utilidade de entretenimento cultural em Portugal e no mundo, continuando a desenvolver conceitos originais, alargando-os para lá da música e para lá das fronteiras portuguesas. Como é o caso da poesia e outras tantas experiências enriquecedoras no valor humano. Disso é exemplo o livro-2CD Fado Portugal ou a antologia poético-musical de Fernando Pessoa Os Mensageiros que irá ser editada brevemente, o projeto em livro-CD Citânia - Segredos do mar também para breve e tantos outros projetos que pretende abraçar no âmbito literário-musical no futuro próximo.
Considera que a obra é o mais importante de qualquer artista, e defende que ter critério, originalidade e paixão, são premissas fundamentais para trilhar novos caminhos futuros.

Tem de iniciar sessão para submeter o seu comentário.

Últimas Opiniões

  • A Noite em que o Verão Acabou
    Pedro Taborda era um adolescente cuja família, a exemplo de muitas famílias portuguesas, tinha uma ...
  • 10.12.2019 14:38
  • Imortal (José Rodrigues dos Santos)
    Compro e leio os livros de José Rodrigues dos Santos que considero de ficção científica, porque gosto ...
  • 15.11.2019 22:00
  • Autópsia
    Lê-se na contrapaca deste livro que se trata de "uma arrepiante distopia, retrato de uma humanidade náufraga".
  • 21.10.2019 22:21

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

"A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas, por incrível que pareça, a quase totalidade não sente esta sede."
Carlos Drummond de Andrade