Glórias e Desaires da História Militar de Portugal

FaceBook  Twitter  

 

 

Autor: Abílio Lousada
Género: História de Portugal
Edição: Nov/2018
Páginas: 352
ISBN: 9789898871664
Editora: Manuscrito

 

 

 

Planos que nunca deveriam ter saído do papel, engenhos inovadores, gente corajosa e táticas surpreendentes.
Neste livro conhecemos gente corajosa que em nome da pátria levantou a espada. Debruçamo-nos sobre planos militares que nunca deveriam ter saído do papel e que levaram à derrota dos nossos exércitos. Engenhos inovadores que marcaram diferença no campo de batalha, e aplaudimos grandes líderes que graças à sua visão conseguiram conquistas extraordinárias.

Abílio Pires Lousada, historiador militar e mestre em estratégia, traz-nos um livro empolgante em que ficamos a conhecer as glórias e os desaires dos principais acontecimentos da História Militar de Portugal.
De São Mamede ao 25 de abril de 1974, passando pelo feito de Ourique e a conquista de Ceuta, o cerco de Lisboa e o domínio do Índico, a glória de Aljubarrota e a tragédia de Alcácer-Quibir, a captura de Gungunhana ou o desaire de La Lys, este livro traz-nos o retrato de 31 batalhas que fizeram a nossa nação.

Primeiras páginas disponíveis aqui.

Autor:

Abílio Pires Lousada é Historiador Militar e Mestre em Estratégia. Foi professor de História Militar na Escola Superior Politécnica do Exército (Quadros Técnicos de Oficiais, 1998-2004), Instituto de Estudos Superiores Militares (cursos de Promoção a Oficial Superior, de Estado Maior-Conjunto e de Promoção a Oficial general dos três ramos das Forças Armadas e da GNR, 2006-2014) e Escola Superior de Guerra de Luanda (cursos de Comando e Estado-Maior e Superior de Comando e Direção das Forças Armadas Angolanas, 2006-2013).
Autor/coautor de seis livros, colaborou em outros oito sobre temas de História Militar e de Estratégia e de mais de setenta artigos publicados em jornais, revistas militares e atas universitárias, da Comissão Portuguesa de História Militar e da Academia de Marinha. Conferencista convidado em vários seminários/colóquios militares, universitários ou municipais.
Colaborador da Comissão Portuguesa de História Militar, da Direção de História e Cultura Militar do Exército, do Jornal do Exército e do Jornal O Carrilhão (Mafra). Membro do Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão, sócio fundador da Associação Ibérica de História Militar e sócio efetivo da centenária Revista Militar. Agraciado com o Prémio Literário Defesa Nacional e o 1.º Prémio Literário Jornal do Exército.

Tem de iniciar sessão para submeter o seu comentário.

Últimas Opiniões

  • Autópsia
    Lê-se na contrapaca deste livro que se trata de "uma arrepiante distopia, retrato de uma humanidade náufraga".
  • 21.10.2019 22:21
  • A Recriação do Mundo
    Não é segredo que a Alemanha e a URSS correram contra o tempo e contra os Estados Unidos da América para ...
  • 22.09.2019 13:21
  • Hugo Chávez, o colapso da Venezuela
    Gosto de estar bem informado e não fazer juízos sem conhecimento de causa. O governo da Venezuela tem ...
  • 02.09.2019 14:09

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

“Dos muitos universos que o homem não recebeu em dom da natureza mas que forjou para si próprio, extraindo-os do seu espírito, o universo dos livros é o mais vasto.”
Hermann Hesse in Uma Biblioteca da Literatura Universal