Grandes Mistérios da História de Portugal

FaceBook  Twitter  

 

 

Autora: Fátima Mariano
Género: História de Portugal
Edição: Jul/2019
Páginas: 224
ISBN: 9789896662011
Editora: Contraponto

 

 

 

Episódios controversos, lendas e histórias reais desconhecidas
Há inúmeros factos da História de Portugal que toda a gente conhece, mas há também muitos acontecimentos desconhecidos e envoltos em mistério.
Pouca gente ouviu falar de uma rainha de Portugal chamada Mecía Lopes de Haro e muito menos do facto de ela ter casado com um primo, perdido os seus direitos reais e ter sido raptada. Quantos sabem que existiu, até ao século XIX, um microestado entre a Galiza e Trás-os-Montes, equiparável a Andorra? Ou que tivemos um rei incestuoso e bígamo, que por isso foi excomungado?

E quem conhece a história dos cinco falsos D. Sebastião? Misteriosíssima foi também a chegada a Portugal de uma fera nunca vista, uma ganda, que o rei D. Manuel I juntou em duelo com um dos seus elefantes, antes de «a bicha monstruosa» acabar afogada em França e empalhada em Itália.
Na História de Portugal, há também, e poucos o sabem, espaço para um marinheiro valente, soldado destemido, cavaleiro terrível… que era uma mulher. Quem sabe que foi um português que criou o primeiro código de conduta para piratas? Que nos anos 1970 um navio português foi encontrado ao largo da costa de Moçambique sem nenhum dos seus 24 tripulantes? E que o fuzilamento do último português condenado à morte não foi noticiado pela imprensa? Ou ainda que um mercenário português conseguiu fundar o seu próprio reino na Ásia?
Episódios controversos, lendas e histórias reais: estes são alguns dos Grandes Mistérios da História de Portugal.

Desta autora no Segredo dos Livros:
Mulheres e Eleições (coautora)

Autora:

Fátima Mariano é jornalista desde 1997 e investigadora integrada do Instituto de História Contemporânea da NOVA-FCSH desde 2011. É licenciada em Ciências da Comunicação (variante de Jornalismo), mestre em História dos Séculos XIX e XX - Secção do Século XX e doutorada em História Contemporânea. Como jornalista, trabalhou no Diário de Notícias e no Jornal de Notícias. É colaboradora das revistas + Vida e Notícias Magazine e diretora do jornal digital Os Bichos. Como investigadora, especializou-se na área dos estudos sobre as mulheres e dos prisioneiros portugueses da Grande Guerra.

Tem de iniciar sessão para submeter o seu comentário.

Últimas Opiniões

  • Pão de Açúcar
    Faz agora em fevereiro catorze anos que se deu um acontecimento que apaixonou o País e deixou os ...
  • 02.02.2020 22:44
  • Budapeste
    Este livro fala de uma profissão que muitos podem considerar ficção, mas é muito real e mais vulgar do ...
  • 18.01.2020 23:22
  • A Luz de Pequim
    Apesar de ter vários livros do autor na estante, ainda não tinha tido a oportunidade de ler qualquer ...
  • 15.01.2020 13:56

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

Descobri que a leitura é uma forma servil de sonhar. Se tenho de sonhar, porque não sonhar os meus próprios sonhos?"
Fernando Pessoa