Grandes Vinganças da História de Portugal

Autor: Ricardo Raimundo
Género: História de Portugal
Edição: Jun/2017
Páginas: 360
ISBN: 9789898818997
Editora: Manuscrito

 

 

A sede de vingança. Um sentimento tão natural ao ser humano, como o amor, o ódio ou o medo. Um instinto que se estende ao longo dos séculos e que marca a nossa história.
O que terá levado D. João II a assassinar o seu cunhado? D. Afonso II a se opor às suas irmãs, D. João IV a disputar o poder com os seus meios-irmãos ou o infante D. Afonso a rivalizar com o seu próprio pai, D. Dinis? Que sentimento avassalador terá guiado D. Pedro I contra os carrascos de Inês de Castro e as conspirações de D. Carlota Joaquina contra D. João VI? O que terão em comum as mortes de Sidónio Pais e Humberto Delgado com o atentado falhado a Salazar, a conspiração contra o Marquês de Pombal ou o processo contra a família Távora?

Vinganças norteadas por razões políticas, religiosas ou em defesa da honra. Vinganças cometidas por mulheres ou entre irmãos, motivadas por amor ou por dinheiro. Vinganças que terminaram em sangue, disputadas em lados opostos do campo de batalha ou aquelas que passadas à prática falharam redondamente.
O historiador Ricardo Raimundo reúne neste livro mais de 40 episódios de traições e vinganças da História de Portugal, desde o início da nacionalidade até ao século XX. Um retrato curioso da nossa História feito à lei do olho por olho, dente por dente.

Autor – Ricardo Raimundo

Autor:

Ricardo Raimundo nasceu em Lisboa a 24 de Novembro de 1981. Licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 2003, e em 2006 tornou-se mestre em História Moderna pela mesma faculdade.
É colaborador do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa e, ao longo do seu percurso académico, tem publicado, em revistas da especialidade, diversos trabalhos sobre fontes inéditas depositadas no Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo.
Colaborou no Dicionário Histórico das Ordens e Instituições afins em Portugal (2010), na obra Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Ribatejo Norte: uma História Centenária (1914-2014) e é autor dos livros Vidas Surpreendentes, Mortes Insólitas da História de Portugal (2011); Escândalos da Monarquia Portuguesa (2013) e Os Maus da História de Portugal (2014).

0 comentários
0 likes
Anterior: HumidadeSeguinte: Viver Sem Máscaras

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados
Tópicos recentes