História da Companhia de Jesus em Portugal

Autora: Maria de Deus Beites Manso
Edição: Set/2016
Páginas: 288
ISBN: 9789898760296
Editora: Parsifal

 

 

 

Fundada por Inácio de Loyola, a Companhia de Jesus tornou-se numa das principais ordens religiosas no combate ao Protestantismo, na aplicação das determinações do Concílio de Trento e na promoção de missões fora da Europa. Com uma responsabilidade maior na doutrinação, desde a sua implantação no nosso país a Companhia de Jesus foi um dos agentes centrais da expansão portuguesa, revelando, desde sempre, uma notável capacidade de adaptação aos remotos lugares onde chegava – adotando costumes locais perante civilizações e religiões complexas, na Ásia; respondendo a condutas de poligamia, em África; defrontando-se, com práticas ancestrais de antropofagia, no Brasil, onde seria edificada uma rede de ensino notável.

Da autoria de uma das mais respeitadas investigadoras portuguesas, esta obra é não só um livro pioneiro sobre uma ordem religiosa que contribuiu de forma singular para o desenvolvimento científico da Europa e cujo legado o Papa Francisco renova, como constitui igualmente uma obra de extraordinária importância para a compreensão da História de Portugal.

Autor – Maria de Deus Beites Manso

Autora:

Maria de Deus Beites Manso nasceu no Sabugal, a 21 de Novembro de 1960. É licenciada em História e mestre em História Moderna (1990) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e doutorada (1999) e agregada (2008) em História Moderna pela Universidade de Évora, onde é professora auxiliar com agregação. Foi Membro integrado do Centro Interdisciplinar de História, Cultura e Sociedades da Universidade de Évora, entre 1997 e 2005 e é, desde 2009, Membro da MAPEAL (Associação de Macau para a Promoção e Intercâmbio entre a Ásia-Pacífico e a América Latina).

0 comentários
0 likes
Anterior: Uma Estranheza em MimSeguinte: O lagarto

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados
Tópicos recentes