História do Japão

FaceBook  Twitter  

historiadojapao

 

 

  

 

Autor: Kenneth G. Henshall
Coleção:
História Narrativa
Edição:
2008
Páginas: 304 
ISBN: 9789724415338
Editora: Edições 70

O impacto do Japão no mundo moderno é imenso. Embora ocupe apenas 0,3% da área terrestre do planeta, produz 1/6 da riqueza mundial. Há apenas 150 anos era um país isolado, que cultivava arrozais e estava à mercê de déspotas feudais. Nos 50 anos seguintes tornou-se uma potência imperial - o seu primeiro milagre. No final da II Guerra Mundial o país esteve perto da aniquilação, após dois ataques nucleares e a consequente derrota. E muitos desejavam a erradicação dos Japoneses.

Contudo, não só o Japão sobreviveu como se tornou uma superpotência económica - o segundo milagre. Para se perceber os feitos do Japão é preciso conhecer a sua história, pois a forma como reagiu a sucessivos reveses tem origem em práticas enraizadas, algumas ancestrais.

 

Autor:
Kenneth G. Henshall é professor de Estudos Japoneses na Universidade de Canterury, na Nova Zelândia, tendo publicado várias obras sobre temas relacionados com o Japão: a sua história, sociedade, língua e literatura.

Comentários  

 
#4 sofia 2011-12-14 22:01
Um livro deveras surpreendente em todos os aspectos.
Escrito de uma forma bastante interessante, conta-nos a história de um país pequeno, dividido, fechado, mas que se tornou numa grande potência.
Gostei principalmente dos pormenores descritos que, de certeza, são desconhecidos da maioria das pessoas; pormenores que não se aprendem nas aulas de história. Os códigos de honra, os estratos sociais tão rígidos, os samurais, o imperador.
Adorei a influência da China na sociedade japonesa e depois a invasão da China, um país tão grande..., pelo Japão.
 
 
+1 #3 Susana 2011-12-11 03:34
Estava muito curiosa para ler este livro, pois a cultura japonesa é muito interessante no meu ponto de vista. E procurava neste livro perceber como o Japão chegou a uma das maiores potencias mundiais, apesar de guerras e catástrofes naturais. O livro está muito preciso, e dá-nos as datas concretas de todos os acontecimentos, o que torna a leitura mais difícil, pois, quando nos apercebemos, estamos consecutivament e a ler números. Não deixa de ser um livro interessante para se perceber a historia do país, mas requer capacidade de concentração para uma boa leitura.
 
 
#2 Sílvia 2011-12-08 11:48
A história do Japão não se deve só a milagres.
As conquistas e a sua expansão económica foram obtidas em resposta aos desafios colocados pelas circunstâncias. As respostas foram baseadas em crenças e práticas muito próprias e que remontam aos tempos mais antigos: confucionismo (sistema filosófico chinês), desejo de aprender, união e, sobretudo, a ambição.
Este livro é o resultado de um trabalho de investigação, com factos históricos muito interessantes que vão desde a Idade da Pedra aos tempos actuais.
Na minha opinião, um bom livro para ler e ter em casa.
 
 
#1 Lurdes Graça Pereira da Silva 2011-11-22 00:40
O Japão começou por ser um reino de muitos reinos. Muitas lutas internas, até se tornar um território. A sua unificação deu-se com a figura do imperador, descendente dos deuses. E ao longo da sua história, embora mais como uma figura de proa, o imperador unificou a nação.
Há também a figura dos samurais. Muito embora haja a ideia de que se regiam pela honra do seu senhor, eram guiados sobretudo pelos seus interesses.
E sendo os japoneses uma raça de estatura baixa, são implacáveis nas suas acções. Chegam a matar a sua família, como sinal de lealdade. E, como acto supremo, podem ainda suicidar-se no fim.
Chegaram a praticar o infanticídio, como forma de controlar a natalidade.
Durante dois séculos, estiveram fechados ao exterior, mas tiveram a capacidade para ir à sua história e tradição, buscar a base da sua sustentação.
Com o decorrer do tempo, procuraram sempre aprender com os melhores, adoptando a sua forma de ser.
Estes são alguns apontamentos da história do Japão, mas há muitos mais, como o envolvimento da nação na 2ª Grande Guerra Mundial, ao lado dos alemães que os consideravam uma raça não pura, inferior.
Outra das curiosidades, é como, sendo uma das principais potências mundiais, apresenta internamente grandes contrastes de desenvolvimento.
Não deixem de ler e comprar, porque é um livro muito interessante.
Não nos fica mal seguirmos um grande princípio japonês, aprendermos com a sua história, os seus grandes feitos e erros, para fazermos melhor.
 

Tem de iniciar sessão para submeter o seu comentário.

Últimas Opiniões

  • A Recriação do Mundo
    Não é segredo que a Alemanha e a URSS correram contra o tempo e contra os Estados Unidos da América para ...
  • 22.09.2019 13:21
  • Hugo Chávez, o colapso da Venezuela
    Gosto de estar bem informado e não fazer juízos sem conhecimento de causa. O governo da Venezuela tem ...
  • 02.09.2019 14:09
  • Autobiografia
    "Autobiografia" , o novo romance de José Luís Peixoto, é o 3º livro que leio deste autor. Os anteriores ...
  • 18.08.2019 17:41

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

"O livro, por aquilo que promete, não deixa de ser um conceito que ciclicamente surge como uma ameaça à harmonia pública, pelo conluio que estabelece com quem o lê."
João Paulo Borges Coelho, in Rainhas da Noite