História Global de Portugal

Diretores da obra: Carlos Fiolhais, José Eduardo Franco e José Pedro Paiva
Género: História de Portugal
Edição: Out/2020
Páginas: 664
ISBN: 9789896446352
Editora: Temas e Debates

 

 

Portugal foi ponto de chegada e de partida de gentes, culturas, línguas, ideias, tendências de gosto, comportamentos, crenças, instituições, produtos que sempre foram variáveis e que aqui e nos ubíquos lugares onde chegaram imprimiram sinais de miscigenação plurimodal, que foram enriquecendo as cores do mundo, mas também provocando disrupções, violência, tantas vezes guerra, sofrimento e fenómenos de resistência.
Esta História Global de Portugal pretende oferecer um conhecimento crítico, mediante um exercício de síntese analítica, que permita produzir uma visão de conjunto da história que, tendo tido a sua génese no território português ou por ele tendo passado, estimulou os processos de encontro e desencontro do mundo global hodierno. É um Portugal em contacto com o(s) mundo(s), recebendo e exercendo influências que as fronteiras físicas e mentais não conseguiram barrar, que interessa aqui considerar.
Portugal é o resultado de incontáveis dinâmicas de diálogo e de choque com outros lugares. E o mundo tem traços das mediações que os habitantes do espaço de Portugal espalharam. É esta fascinante história que aqui se pretende contar para melhor percebermos quem somos e o mundo em que vivemos.

Coordenação científica:
João Luís Cardoso (Pré-História e Proto-História)
Carlos Fabião (Antiguidade)
Bernardo Vasconcelos e Sousa (Idade Média)
Cátia Antunes (Época Moderna)
António Costa Pinto (Época Contemporânea)

Esta obra conta com a colaboração de 87 autores que trabalham não só em Portugal como por todo o globo, portugueses e não portugueses, especialistas nas mais diversas subáreas da História, como história política, história institucional, história geográfica, história cultural, história da ciência, história económica, história social, história da arte e história religiosa.

De José Eduardo Franco autor no Segredo dos Livros:
A Europa ao Espelho de Portugal – Ideia(s) de Europa na Cultura Portuguesa
Empreendipédia – Dicionário de educação para o empreendedorismo (coautoria)
Portugal Católico – A Beleza na Diversidade (coautoria)

Carlos Fiolhais

Carlos Fiolhais é professor de Física na Universidade de Coimbra. Foi professor em universidades dos EUA e do Brasil. É autor de numerosos artigos científicos e de cerca de 60 livros científicos, pedagógicos e de divulgação. Dirigiu a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e dirige o Rómulo – Centro Ciência Viva dessa universidade.

José Eduardo Franco

José Eduardo Franco dirige a Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização (Universidade Aberta/CLEPUL-Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). É membro da Academia Portuguesa da História. Tem dirigido vários projetos de investigação, entre os quais «Vieira Global», com Pedro Calafate, com quem publicou a Obra Completa do Padre António Vieira em 30 volumes (Círculo de Leitores), e, com Carlos Fiolhais, Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa, em 30 volumes, galardoado com o Prémio Mariano Gago da Sociedade Portuguesa de Autores.

José Pedro Paiva

José Pedro Paiva é professor de História na Universidade de Coimbra, investigador do Centro de História da Sociedade e da Cultura, colaborador do Centro de Estudos de História Religiosa e membro da Academia Portuguesa da História.

0 comentários
0 likes
Anterior: O Corpo é que PagaSeguinte: Sapatos de Corda – Agustina

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados
Tópicos recentes