Inimigos de Salazar

Autora: Irene Flunser Pimentel
Género: Ensaio / História de Portugal
Edição: Mar/2018
Páginas: 496
ISBN: 9789897243974
Editora: Clube do Autor

 

 


A história das principais figuras que arriscaram a liberdade, o trabalho e a vida contra a ditadura.

Republicanos e monárquicos, militares e civis, comunistas e socialistas, fascistas e católicos, estudantes e operários… Todos tentaram em vão derrubar Salazar. Por que razão a oposição não conseguiu derrubar o regime durante tantos anos? O que dividia as diversas forças políticas da oposição? Quais os mais audazes contra Salazar?
Os planos, as lutas e as conspirações; os golpes, as revoltas e as greves; as prisões, as evasões, as deportações e os assassinatos.

A OPOSIÇÃO MILITAR
Sousa Dias, Norton de Matos, Paiva Couceiro, Henrique Galvão, Humberto Delgado, Júlio Botelho Moniz, Varela Gomes…
A OPOSIÇÃO CIVIL
Cunha Leal, Bento Gonçalves, Emídio Santana, Rolão Preto, Álvaro Cunhal, Mário Soares, Edmundo Pedro, Palma Inácio…
OS INTELECTUAIS E OS ARTISTAS
António Sérgio, Jaime Cortesão, Piteira Santos, Agostinho da Silva, Maria Lamas, Zeca Afonso, Alexandre O’Neill e Miguel Torga… e muitos outros.
Esta é a história das personalidades e das organizações que se opuseram e resistiram ao regime ditatorial que marcou metade do século XX português. As várias oposições, os seus ideais e os seus conflitos, os seus feitos e os seus fracassos.
A lista de inimigos e adversários do Estado Novo era enorme e surgia de todos os quadrantes políticos e sociais: republicanos e monárquicos, militares e civis, comunistas e socialistas, fascistas e católicos, estudantes e operários… todos tentaram em vão derrubar o regime.
Mas, apesar da constante resistência ao regime, as várias oposições e os diversos inimigos de Salazar foram influenciados quer por uma «cultura de derrota», quer pelo sectarismo, quer ainda por erros, aparentemente contrários, mas complementares, de aventureirismo e de passagem voluntarista à acção sem uma perfeita análise da realidade.
Destacam-se aqui os anos em que o «reviralho» luta contra a Ditadura Nacional (1926-1932); a luta antifascista contra o Estado Novo (1933-1945); os anos de chumbo e da guerra fria (1946-1957); o «terramoto Delgado» e o início da guerra colonial (1958-1962); e os últimos anos de Salazar (1963-68), aos quais se seguiria o beco sem saída do Marcelismo.

Desta autora no Segredo dos Livros:
O Caso PIDE/DGS

Autor – Irene Flunser Pimentel

Autora:

Irene Flunser Pimentel licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, em 1984. Conclui o mestrado em História Contemporânea (variante Século XX) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com a tese Contributos para a História das Mulheres no Estado Novo. As organizações femininas do Estado Novo (Obra das Mães pela Educação Nacional e Mocidade Portuguesa Feminina), 1936-1966. 
É investigadora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Colabora ainda em permanência, desde 1994, na revista História, da qual foi editora até final de 2001. Publicou diversos artigos de História em jornais e revistas portuguesas e estrangeiras, sobre diversas instituições do Estado Novo – organizações femininas e de juventude, polícia política -, a Segunda Guerra Mundial, o nacional-socialismo alemão e o Holocausto, entre outros temas. Colaborou em enciclopédias, dicionários e obras conjuntas. Participou em exposições, colaborou em documentários e programas de rádio e televisão e intervém regularmente em colóquios, conferências e seminários. É autora, entre outros, dos seguintes livros: História das Organizações Femininas do Estado Novo, «Textos relativos a Portugal» in Contai aos Vossos Filhos. Um Livro sobre o Holocausto na Europa, 1933-1945, de Stéphane Bruchfeld e Paul A. Levine, Fotobiografia de Manuel Gonçalves CerejeiraFotobiografia de José Afonso e A PIDE/DGS, 1945-1974.

0 comentários
0 likes
Anterior: Tomás – Maternidade, Trissomia e Amor: a história de um bebé especial – LançamentoSeguinte: Salvação

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados
Tópicos recentes