Iracema

FaceBook  Twitter  

 

 

Autor: José de Alencar
Género: Romance
Edição: Fev/2017
Páginas: 320
ISBN: 9789898776570
Editora: Glaciar

 

 

Nono volume da «Biblioteca da Academia», o mais importante romance de José de Alencar, um dos mais conceituados romancistas clássicos brasileiros. Com apresentação de Paulo Franchetti e posfácio de Alfredo Bosi.
Nas palavra de um crítico da época: o livro estava destinado “a lançar no Brasil as bases duma literatura verdadeiramente nacional”.

“Na ficção de Alencar, a decifração etimológica e a invenção de palavras, junto com a liberdade sintática de opor ao uso português o uso brasileiro, apontam para uma concepção de língua literária muito distante do padrão conservador, castiço e lusitanizante, que se imporia progressivamente pelo final Romantismo até o momento de esplendor parnasiano, na virada do século XIX para o XX.” Do prefácio de Paulo Franchetti

Autor:

José de Alencar nasceu no Ceará, região nordeste do Brasil, no ano de 1829 e faleceu aos 48 anos de idade, em 1877. Antes de iniciar a sua vida literária, foi advogado, jornalista, deputado e ministro da justiça. Aos 26 anos, publicou a sua primeira obra: “Cinco Minutos”. Foi o precursor do romantismo no Brasil. Ao contrário de outros romancistas da sua época que escreviam com se vivessem em Portugal, Alencar valorizava a língua falada no Brasil. Escritor de obras com estilos variados, criou romances de costumes, como Diva, Lucíola e A Viuvinha; romances regionalistas, como O Sertanejo, O Tronco do Ipê, O Gaúcho e Til; romances históricos, como As Minas de Prata e A Guerra dos Mascates; romance indianista, como Ubirajara, Iracema ou O Guarani, estas duas as suas obras mais conhecidas.
Apesar de ser mais conhecido pelas suas obras literárias, escreveu também algumas peças de teatro: Nas Asas de um Anjo, Mãe, O Demônio Familiar.

Tem de iniciar sessão para submeter o seu comentário.

Últimas Opiniões

  • 25 de Abril, Corte e Costura
    Este livro é exatamente o que eu esperava dele: uma sucessão de quadros em que se ridiculariza a ...
  • 28.04.2019 21:03
  • A Aluna Americana
    Este é o mais recente romance de João Pedro Marques, autor de, entre outros, "Uma Fazenda em África" ...
  • 25.04.2019 20:42
  • O Último Cabalista de Lisboa
    Consegui, finalmente, ler este livro que foi o primeiro romance de Richard Zimler. Publicado em 1996 ...
  • 07.04.2019 23:56

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

"Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar."
Rubem Alves