Irmãs de Verão

FaceBook  Twitter  

 

 

  

 

 

Autora: Judy Blume
Edição: Jun/2012
Páginas: 352
ISBN: 9789892316857
Editora: ASA

No verão de 1977 o mundo de Victoria Leonard iria mudar por completo, quando Caitlin Somer a escolhe como amiga. A estonteante e aventureira Caitlin acolhe Vix no seio da sua grande e excêntrica família, abrindo-lhe as portas a um mundo de inimagináveis privilégios, arrastando-a para temporadas de férias em Martha’s Vineyard um local encantado onde as duas se tornam “irmãs de verão”.

Agora, anos mais tarde, Vix trabalha em Nova Iorque. Caitlin está prestes a casar-se na Vineyard. A magia que as unia durante a sua longa e complexa amizade quase desapareceu. Mas Caitlin implora a Vix que venha ao seu casamento para ser sua Madrinha. E Vix sabe que vai – porque quer perceber o que aconteceu naquele último e triste verão. E, ao fim de todos estes anos, ela precisa de saber se a sua melhor amiga, a sua irmã de verão, ainda tem o poder de lhe partir o coração.

 

Autora:
Os vinte e três romances escritos por Judy Blume, incluindo os bestsellers do New York Times que foram Wifey e Smart Women, venderam mais de oitenta milhões de exemplares em todo o mundo e foram traduzidos para vinte e seis idiomas. Judy Blume passa os seus verões em Martha’s Vineyard com a família.


Visite o sítio de Judy Blume em www.judyblume.com

Comentários  

 
+1 #5 PCCST 2012-11-26 10:01
Aqui está mais um fantástico livro que acrescento à minha lista!
Irmãs de Verão narra a vida de duas crianças, Vix e Caitlin, amigas de escola, que vão crescendo juntas ao longo de vários Verões, em Vineyard.
Estas duas raparigas são diferentes em tudo. Enquanto Caitlin é a mais aventureira e extrovertida, proveniente de uma família com grandes possibilidades financeiras, Victoria é mais recatada, tímida e de um escalão social mais baixo que a amiga. O que ambas não sabem, é que davam tudo para trocar de posições.
No entanto, há sempre uma pessoa que acaba por se destacar mais do que outra e, em Irmãs de Verão, sem dúvida alguma que esse papel é atribuído a Vix.
Ao longo da narrativa, vamos acompanhando o crescimento de ambas e com elas vamos conquistando todas as etapas que a vida se encarrega de estabelecer: uma amizade forte, as descobertas da adolescência, a primeira paixão de Verão, os interesses sexuais, a escola, o trabalho.
Princípios importantes, como o amor pela família, a amizade, a lealdade e o respeito por si próprio, estão bastante vincados neste livro.
Escrito de uma forma deliciosa, vamos folheando todas as páginas de uma forma voraz, na tentativa de sabermos, rapidamente, o desfecho destas duas personagens.
É, sem dúvida alguma, um excelente livro!

Não posso, no entanto, deixar de salientar a existência de falhas na sua escrita, como troca de letras e omissão de várias palavras fulcrais para o bom acompanhamento/ percepção da frase. Este é um aspecto que não deveria passar despercebido na sua edição.
 
 
#4 Sónia 2012-10-04 22:41
Estamos perante um livro com uma escrita simples e directa, quase a fazer lembrar um diário, onde é relatada a estória de duas amigas que se conhecem na adolescência e que se tornam quase inseparáveis até adultas, com todo o misto de sentimentos que lhe é inerente.

Há partes bastante interessantes - fase inicial - mas há outras bastante monótonas que fazem com que a leitura aí perca interesse. Isso coadjuvado com a personagem da Caitlin, irritante demais, surreal no mínimo...

De notar que o livro tem demasiadas falhas. Até o nome de um capítulo aparece repetido, já para não falar nas palavras omissas e letras trocadas.
 
 
#3 sofia 2012-08-27 21:30
A relação de duas amigas de "mundos" tão diferentes, desde o início da adolescência até à idade adulta; todos os verões que passaram juntas, todas as aventuras e experiências próprias dessa etapa da vida de uma jovem.
Uma amizade que dura para toda a vida, mesmo quando acontece um afastamento; a união, mesmo quando existem razões fortes para uma separação.
Um livro bastante fácil de ler e compreender, apesar dos sentimentos e emoções tão fortes e contraditórios das várias personagens.
 
 
#2 Vera Neves 2012-08-08 10:48
É a primeira vez que leio um livro da autora Judy Blume, mas espero que sejam editados mais livros em Portugal, pois é, sem dúvida, uma escritora a seguir.
Irmãs de Verão é um livro delicioso, que li quase todo de seguida, pois a história é viciante. A história de Victoria (Vix) e de Caitlin é a mesma de muitas raparigas colegas de escola, em que uma é a invejada por todos e a outra é a invisível. No entanto, os opostos atraem-se e quando Caitlin convida Vix para passar o Verão em Martha’s Vineyard, esta fica encantada. Vix vem de uma família pobre, sem oportunidades e este escape vai mudar a sua vida para sempre.
Ao longo dos Verões que vão passando na Ilha, vamos conhecendo as semelhanças e as diferenças entre as duas amigas. Histórias de infância, de primeiras descobertas, de competição e de cumplicidade vão sendo partilhadas com o leitor, fazendo-nos traçar um perfil de Vix e Caitlin, assim como das famílias de ambas, não só em termos de estatuto social como de mentalidades.
A relação de ambas cresce com elas, até à idade adulta e, apesar dos caminhos distintos e das personalidades cada vez mais diferenciadas, elas mantêm o contacto e vão-se cruzando no caminho da vida. Enquanto Caitlin tem dificuldade em se encontrar e passa a vida a viajar e a descobrir novos projectos, dos quais se farta rapidamente, Vix agarra o apoio que lhe foi dado por Lamb e Abby, o pai e a madrasta de Caitlin, e segue o seu percurso escolar para Harvard e inicia a sua carreira profissional em Nova Iorque.
A vida amorosa de ambas, que se inicia na adolescência com Von e Bru, vai dando algumas reviravoltas interessantes que não podem ser desvendadas. No Prólogo, ficamos a saber que Caitlin casa com Bru, mas se ele foi o primeiro amor de Vix, como é que é Caitlin a casar com ele? Só este enigma faz-nos devorar as páginas, umas a seguir às outras.
Apesar de todos os dilemas e diferenças entre Vix e Caitlin, a verdade é que o sentimento mágico e verdadeiro está lá – a Amizade – e mantém-se, apesar de todas as adversidades.
 
 
#1 Vera Mouta 2012-07-21 20:20
Este livro conta-nos a história de duas amigas que costumavam passar os verões juntas e que, a partir daí, desenvolveram uma grande amizade. São de estratos sociais diferentes e de personalidade também muito diferente.
Ao longo do livro, veremos como elas passam as diferentes etapas das suas vidas: os primeiros amores, a sexualidade, os estudos, a carreira, etc…

Acho que é um livro que se lê bem, sem grandes dramas, mas não foi uma leitura que me marcou por aí além, como se diz. Acho que a sinopse também engana um bocadinho, pois dá a sensação de que o que as separou foi algo muito mau, catastrófico, mas, sinceramente, não senti, ao ler, algo desse nível, acho que as próprias circunstâncias da vida e o que cada uma queria fazer, levou a que levassem caminhos separados.
E a personagem da Caitlin irritou-me um bocadinho, devido ao feitio e forma de estar dela.

Tenho a apontar a revisão do livro: palavras que faltavam, letras trocadas.
 

Tem de iniciar sessão para submeter o seu comentário.

Últimas Opiniões

  • Mariana
    Já tinha adorado O Segredo de Sophia, portanto tinha de ler este também. Para mim, foi uma história tão ...
  • 21.05.2013 21:55
  • A Joia das Sete Estrelas
    Estava com demasiadas expectativas para ler este livro. Comecei de forma bastante empolgada e, no ...
  • 21.05.2013 18:35
  • Menina de Ouro (eBook)
    Este livro é muita coisa: é história mas também realidade, é dor mas também alegria, é desafio mas ...
  • 21.05.2013 13:01

Últimos Tópicos

    • John Banville
    • [image] Existe alguma diferença entre a memória e a invenção? É essa a pergunta...
    • há 39 minutos

Uma Pequena Palavra...

"A única coisa tão inevitável como a morte é a vida".
Charles Chaplin