Mais Que Mil Imagens

FaceBook  Twitter  

 

 

Autor: António Mega Ferreira
Género: Memórias
Edição: Jan/2020
Páginas: 184
ISBN: 9789896762650
Editora: Sextante

 

 

 

Mais Que Mil Imagens não é o «museu imaginário» do seu autor. Não se recolhem nele todas as suas imagens preferidas. Recolhem-se, isso sim, imagens que suscitaram, em diversos momentos, o desejo de escrever. O livro deve ser lido como o resultado de impulsos literários desencadeados por estímulos visuais. De Caravaggio a Ingmar Bergman, de Edward Weston a Elvis Presley, de Picasso a Niemeyer, da pintura ao design, da arquitetura ao cinema, da fotografia à autorrepresentação, esses estímulos estão na raiz dos textos que deles se desataram.

Ao todo, são mais, muito mais, do que mil palavras; mas as imagens que aqui se reproduzem, e as que elas pressupõem, são também mais, muito mais, que mil imagens.
Uma forma de olhar; e uma forma de pensar o que se vê.

Deste autor no Segredo dos Livros:
Itália - Práticas de Viagem

Autor:

Escritor, gestor e jornalista, António Mega Ferreira nasceu em Lisboa em 1949, estudou Direito e Comunicação Social, foi jornalista no Jornal Novo, Expresso e O Jornal, e na RTP, onde chefiou a redação da Informação do segundo canal. Foi chefe de redação do JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias. Fundou as revistas Ler e Oceanos. Chefiou a candidatura de Lisboa à Expo’98 e foi comissário executivo da Exposição Mundial. Foi presidente da Parque Expo, do Oceanário de Lisboa e da Atlântico, Pavilhão Multiusos. De 2006 a 2012 presidiu a Fundação Centro Cultural de Belém. Atualmente, desempenha as funções de diretor executivo da AMEC/Metropolitana. Tem mais de trinta obras publicadas, entre ficção, ensaio, poesia e crónicas. Em 2001 foi-lhe atribuído o Grande Prémio Camilo Castelo Branco pelo seu livro de contos A expressão dos afectos. Na Sextante Editora publicou A blusa romena, Lisboa Song, Roma – Exercícios de reconhecimento, Macedo – Uma biografia da infâmia, Cartas de Casanova – Lisboa 1757 e Hotel Locarno.

Tem de iniciar sessão para submeter o seu comentário.

Últimas Opiniões

  • A Morte do Papa
    Depois de ter lido todos os livros anteriores de Nuno Nepomuceno, este foi o primeiro em que tive ...
  • 24.02.2020 00:22
  • Pão de Açúcar
    Faz agora em fevereiro catorze anos que se deu um acontecimento que apaixonou o País e deixou os ...
  • 02.02.2020 22:44
  • Budapeste
    Este livro fala de uma profissão que muitos podem considerar ficção, mas é muito real e mais vulgar do ...
  • 18.01.2020 23:22

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

"Começada um dia a leitura, impõe-se levá-la até ao fim. Assim me educaram e nessa pertinência me reconheço. Propus-me um livro? Há que lê-lo!"
Mário de Carvalho in Um deus passeando pela brisa da tarde