Minha Irmã Luísa Todi

Autora: Maria Helena Ventura
Género: Romance histórico
Edição: Nov/2019
Páginas: 384
ISBN: 9789897731785
Editora: Saída de Emergência

 

 

Três anos antes do terramoto de 1755 nasceu em Setúbal uma jovem que iria, também ela, abalar a Europa: Luísa de Aguiar. Aos dez anos mudou-se para Lisboa, aos 14 estreou-se no palco e poucos anos depois casava-se com o napolitano Francesco Todi. Aos 24 anos abandonou Portugal, grávida do quarto filho, para começar uma carreira internacional em Londres. Nascia uma estrela, Luísa Todi, a maior cantora lírica do seu tempo.

Com uma vontade indomável e o dom de despertar emoções com a voz, facilmente conquistou a capital inglesa. Logo de seguida foi a vez de Paris, prestes a mergulhar no terror da Revolução Francesa. O seu talento tornou-se lendário, conquistando eruditos, políticos e vários soberanos do seu tempo, bem como os palcos habituados à presença das maiores divas, como Espanha, Itália, Prússia, Áustria ou Alemanha. Gloriosos foram os três anos que passou na Rússia, onde privou com Catarina, a Grande, e dela recebeu muitos presentes.
Quando Luísa regressou a Portugal, para viver em paz depois de uma carreira gloriosa, o destino foi-lhe cruel. Primeiro as invasões francesas e depois as lutas liberais delapidaram muito do que acumulara. Ignorada pelos governantes do país e esquecida pelos seus compatriotas, a luz de Luísa Todi, que um dia iluminara toda a Europa, apagou-se em Lisboa, sem direito sequer a uma sepultura digna. Este é um romance histórico escrito com o rigor factual de uma biografia e o talento único de Maria Helena Ventura, autora de Afonso, o Conquistador e Onde Vais Isabel?

Desta autora no Segredo dos Livros:
Conheces Sancho?
Desculpe Sr. Nobel
Dona Lua (infantil)
Um Homem Só
Onde Vais Isabel?

Autor – Maria Helena Ventura

Autora:

Maria Helena Ventura é natural de Coimbra e reside no concelho de Cascais. É licenciada emComunicação Social, vertente de Jornalismo, e mestre em Sociologia da Cultura. Escreve desde criança, tendo colaborado em jornais e revistas e no programa raiofónico Tempo da Juventude. Em 1983 começa a publicar Poesia, o género literário da sua preferência, tornando-se nesse mesmo ano membro da APE. Em1999 sai o seu primeiro romance. E o gosto pela ficção nunca mais a abandona. Até ao momento tem sete livros de poesia  e nove romances.

0 comentários
0 likes
Anterior: Obras Completas de Maria Judite de Carvalho – Volume 6Seguinte: Histórias do Meu Tempo – Uma Antologia

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados
Tópicos recentes