Muitas Coisas e um pássaro

  

Autor: Joaquim Pais de Brito
Conversas conduzidas por: Ana Santos, Aparecida Vilaça e Fabienne Wateau
Género: Memórias
Edição: Nov/2017
Páginas: 256
ISBN: 9789896762018
Editora: Sextante

 

 

Pode um livro de um cientista ser retrato de paixão pelo mundo e suas gentes? Pode um livro de grandes ideias descer aos pequenos detalhes da vida de um homem e fundar neles um destino de estudo e ensino? A resposta é: Sim.
Neste livro, o antropólogo Joaquim Pais de Brito é convidado a abordar o seu percurso profissional, a partir de cinco motivos: um desenho, uma imagem, um texto, um objeto, um som.

Fala-se então apaixonadamente de teatro, de literatura, de etnografia, de museus, de exposições, de alunos, do Portugal rural e urbano, do cantar do carro de bois, de fado… E de motivações, escolhas e, também, acasos que o conduzem a refletir, enquanto antropólogo, sobre questões de museologia, formação e conhecimento.
No caminho surge-nos um pequeno pássaro intrometido que o acompanha há muitos anos, e que gosta de participar nessa reflexão.

Autor – Joaquim Pais de Brito

Autor:

Joaquim Pais de Brito, nascido em 1945 em Nelas, é professor emérito de Antropologia do ISCTE e foi diretor do Museu Nacional de Etnologia durante 22 anos, entre 1993 e 2015.
Culto, direto e implicado, aparece regularmente na imprensa e na televisão, solicitado a propósito de um tema, de uma personalidade ou de uma exposição. Recebeu o Prémio P.E.N. de Ensaio pelo seu livro Retrato de Aldeia com Espelho. Ensaio sobre Rio de Onor, em 1996 e, em 2002, foi distinguido pelo Presidente da República Jorge Sampaio com a Comenda da Ordem de Mérito Cultural.

0 comentários
0 likes
Anterior: Eutanásia, Suicídio Ajudado, Barrigas de Aluguer – Apresentação PortoSeguinte: Crónica de Uma Amizade Fixe

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados
Tópicos recentes