Mundo Novo

Autora: Ana de Castro Osório
Género: Romance
Edição: Mai/2018
Páginas: 256
ISBN: 9789899994621
Editora: Sibila

 

 


Mundo Novo
é um romance de busca, descoberta, iniciação e encantamento, que nos dá a conhecer a luta pela emancipação das mulheres no princípio do século xx, em Portugal e no Brasil.
Aos 26 anos, Leonor sente-se presa pela paixão de dois homens: a um, deseja-o mas não o ama; ao outro, ama-o – mas com um amor de irmã. Escapando ao casamento com um noivo conservador que a quer submissa e afastando-se do poeta apaixonado a que não consegue corresponder, a jovem parte para o Brasil. O pretexto para essa viagem é conhecer um tio e resolver o mistério da herança de uma tia. Na verdade, Leonor parte em busca de si própria, da sua independência, de um mundo verdadeiramente novo – e seu.

“Não podemos continuar a ignorar o talento ficcional de Ana de Castro Osório, a sua desenvolta fluência narrativa, a solidez arquitectural dos seus enredos, a inteligência bem-humorada com que desenha personagens e diálogos e, acima de tudo, a sua luxuriante capacidade descritiva, de grande força cromática. Este tão desconhecido, paradoxal, estranho e familiar Mundo Novo do início do século passado vem apresentar aos novos leitores uma escritora que merece sair da obscuridade a que a História sistematicamente remeteu a criação, o pensamento e a escrita dessa metade da Humanidade nascida com dois cromossomas X.” Da nota editorial de Inês Pedrosa.

Leia as primeiras 30 páginas aqui.

Autor – Ana de Castro Osório

Autora:

Ana de Castro Osório (1872-1935) é escritora, pedagoga, jornalista, editora, ativista e feminista. Cedo começou a escrever artigos para jornais, contos infantis, novelas e textos didáticos. Pela intensa atividade literária, educativa, cívica e política a que sempre se dedicou, é uma figura ímpar do nosso panorama cultural.
Pioneira da literatura infantil em Portugal, além da importante recolha de contos da nossa tradição oral, traduziu contos dos irmãos Grimm e de outros grandes autores de literatura infantil, incluídos na sua coleção «Para as Crianças», iniciada em 1897 e publicada em fascículos vendidos por assinatura, a qual totalizou 18 volumes.

0 comentários
0 likes
Anterior: Matilde: Vasco, Este é o Bacio!Seguinte: Os Meninos de Ouro

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados
Tópicos recentes