Nação Valente – Lugares, objetos e tradições da História de Portugal

Autor: Hélder Reis
Género: História de Portugal / Etnografia
Edição: Jul/2020
Páginas: 240
ISBN: 9789897774027
Editora: Planeta

 

 

Este é um livro recheado de emoções. Hélder Reis leva-nos numa viagem única por Portugal. Pelos lugares emblemáticos que marcaram a sua história, fala-nos da gente valente e heroica, dá-nos a conhecer objetos que ainda hoje nos contam uma estória empolgante e as tradições populares que nos tornam únicos. Venha daí.

Quando visita o Terreiro do Paço, em Lisboa, imagina aquela praça como palco de um regicídio, ouvindo os gritos que a 1 de fevereiro de 1908 inundaram a cidade: «Mataram o rei no Terreiro do Paço.» Ao pisar as pedras do Castelo de Guimarães, sabe que o berço da nossa nacionalidade já foi também um palheiro, uma pedreira e até uma prisão? Conhece a tradição das magníficas Festas dos Tabuleiros de Tomar ou as Festas do Povo de Campo Maior, ou a origem dos assustadores Caretos de Podence? Sabia que o astrolábio mais antigo do mundo é português ou que pode consultar o tratado que deu origem à nossa Nação, na Torre do Tombo? Chama-se Bula Manifestis Probatum. Ou ainda que foram precisos 70 quilos de ouro por ano para erguer o Mosteiro dos Jerónimos? Conhece o chocalho, um objeto com mais de dois mil anos e que é património da humanidade?
E já ofereceu algum lenço dos namorados, uma carta de amor escrita em bordado?
Estas e muitas outras histórias de uma nação valente que merecem ser lidas, conhecidas e visitadas.

Deste autor no Segredo dos Livros:
Lendas, Mitos e Ditos de Portugal

Autor – Hélder Reis

Autor:

Hélder Reis concluiu a licenciatura em Teologia na Universidade Católica Portuguesa, no ano 2000, com a tese O Sagrado na Poesia de Sophia de Mello Breyner. No mesmo ano, estreou-se no programa da RTP, Praça da Alegria. Foi também repórter no programa da RTP2 Sociedade Civil e comentador português na Eurovisão da Canção e na capital da Cultura. Em 2010, concluiu a licenciatura de Jornalismo e Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Com 18 anos de televisão, podemos vê-lo diariamente, como repórter, nas manhãs da RTP, no programa A Praça, na apresentação do programa semanal Aqui Portugal e em Notícias do Meu País, o novo projeto de Hélder Reis, onde o apresentador vai imergir nas comunidades de portugueses no mundo.
Hélder Reis é também escritor e cantor. Autor dos livros de poesia Rostos de Mar, Branco, Gestação da Chuva, e dos livros infantis A Aldeia da Casa Magia, Uma Lágrima Chamada Sal e Clara, a Menina das Cores.
É o vocalista da banda Pólen, uma banda que alia as sonoridades tradicionais ao pop e ao jazz, cantado em português.
Devido à sua profunda paixão pela terra e pelo interior do país, Hélder Reis tem um projeto de agricultura em Trás-os-Montes, onde cumpre a sua vontade de ver o país crescer também no interior.

Veja o vídeo:

0 comentários
0 likes
Anterior: Se Eu Fosse Muito PequeninoSeguinte: Apneia

Comentar