Não se Deixe Enganar

FaceBook  Twitter  

 

 

Autores: COMCEPT (Diana Barbosa, João Lourenço Monteiro, Leonor Abrantes e Marco Filipe)
Género: Divulgação científica
Edição: Jun/2017
Páginas: 240
ISBN: 9789896661489
Editora: Contraponto

 

 


Em 1969, o mundo assistiu com emoção à chegada do homem à Lua através da maravilhosa «caixa mágica». Hoje, ao ligarmos um televisor, percebemos que, depois de um gigantesco salto, demos um valente trambolhão. Na era da pós-verdade e dos factos alternativos, todos os dias parecem 1 de Abril. Programas matinais promovem adivinhos e feitiços contra o mau-olhado, documentários legítimos misturam-se com outros onde aprendemos que as pirâmides foram construídas por extraterrestres e nos intervalos publicitários brindam-nos com alegações de saúde mirabolantes.

«Afirmações extraordinárias exigem provas extraordinárias.» A frase é do grande cientista - e céptico - Carl Sagan e conduz ao objetivo deste livro: promover o uso do pensamento crítico e racional, com apoio no método científico.

  • Os alimentos ditos naturais, que também contêm químicos, são mais seguros?
  • Será que o destino está escrito nas estrelas e nas cartas de tarot?
  • Devemos ter medo das vacinas e proibir os organismos geneticamente modificados?
  • Será que no antigo Egipto não existia já tecnologia para construir as pirâmides?

Somos diariamente confrontados com todo o tipo de afirmações. Muitas parecem ser científicas, mas as aparências iludem. Das dietas milagrosas à homeopatia, das pulseiras do equilíbrio à adivinhação, das teorias da conspiração, dos malefícios do glúten ou das vacinas às curas para o cancro, passando pelo não-jornalismo de base científica ou pseudocientífica, esta obra aborda dezenas de situações de cariz duvidoso.
E oferece respostas: dá dicas para pensar como um cientista, desenvolver postura céptica e pensamento crítico. Para que não se deixe enganar.

A Comcept é uma associação de cidadãos independentes, com diferentes níveis e áreas de formação académica, cujo objetivo e compromisso é promover, em todos os âmbitos da sociedade, o uso do pensamento crítico e racional, com apoio no método científico. Quatro dos seus membros são autores deste livro:

Diana Barbosa: Natural do Porto. Licenciada em Biologia, com pós-graduação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva, mestranda em Comunicação de Ciência. Comunicadora de ciência. Apaixonada pelo estudo da evolução e pela promoção do conhecimento científico. Co-fundadora da COMCEPT.

João Lourenço Monteiro: Natural de Lisboa. Licenciado em Biologia e mestre em Biologia do Desenvolvimento, douturando em História da Ciência. Dedica-se à comunicação de ciência com o intuito de tornar o conhecimento científico acessível a um maior número de pessoas. Co-fundador da COMCEPT.

Leonor Abrantes: Natural de Lisboa. Guia-intérprete. Licenciada em História, mestranda em História e Filosofia das Ciências. Co-fundadora da COMCEPT.

Marco Filipe: Natural de Salvaterra de Magos. Licenciado em Genética e Biotecnologia e mestre em Biotecnologia para as Ciências da Saúde. Há muito que se interessa pelo tema da pseudociência e da ameaça que representa à saúde e carteira do cidadão comum. Colaborador da COMCEPT desde a sua fundação.

Tem de iniciar sessão para submeter o seu comentário.

Últimas Opiniões

  • Autópsia
    Lê-se na contrapaca deste livro que se trata de "uma arrepiante distopia, retrato de uma humanidade náufraga".
  • 21.10.2019 22:21
  • A Recriação do Mundo
    Não é segredo que a Alemanha e a URSS correram contra o tempo e contra os Estados Unidos da América para ...
  • 22.09.2019 13:21
  • Hugo Chávez, o colapso da Venezuela
    Gosto de estar bem informado e não fazer juízos sem conhecimento de causa. O governo da Venezuela tem ...
  • 02.09.2019 14:09

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

“Há livros facilmente consumíveis e que dão um conforto simples às pessoas. Não é o meu negócio.”
Salman Rushdie