Nuno Álvares Pereira – Guerreiro, Senhor Feudal, Santo

Autor: João Gouveia Monteiro
Género: História de Portugal / Biografias
Edição: Nov/2017
Páginas: 376
ISBN: 9789898871244
Editora: Manuscrito

 

 


Os três rostos do Condestável

D. Nuno Álvares Pereira é, sem dúvida, um dos maiores heróis da História de Portugal. Condestável do reino, aprendemos nos bancos da escola a sua importância em episódios decisivos, como a Batalha de Aljubarrota. Mas será que conhecemos toda a história deste extraordinário homem que tantos séculos depois da sua morte continua a apaixonar os portugueses?

Baseado numa pesquisa documental exaustiva e na leitura de diversas fontes narrativas medievais, o historiador João Gouveia Monteiro apresenta-nos a primeira biografia completa de D. Nuno Álvares Pereira, que surge nestas páginas nos seus diferentes rostos: o senhor feudal, o guerreiro e o homem de religião.
A sua carreira militar começa em 1381, com a terceira guerra fernandina contra Castela, e termina com a aventura de Ceuta, em 1415. Considerado um génio militar, conta com grandes vitórias no seu currículo: Atoleiros, Aljubarrota e Valverde. Como senhor feudal, fronteiro do Alentejo, Condestável, mordomo-mor do rei D. João I e triplo conde, acumula um património fundiário invejável e afirma-se como um ator político fundamental, numa altura decisiva da nossa história. Como religioso, devoto mariano e donato carmelita, foi o fundador do mosteiro do Carmo, onde viveu os seus últimos anos e veio a falecer em 1431, tendo sido canonizado em 2009.
Nesta biografia, o autor traça um retrato profundamente humanizado deste homem da Idade Média portuguesa, tentando compreender a relevância das suas ações, enquadrar os seus atos extraordinários e interpretar o arrojo das suas decisões e escolhas mais difíceis, em pleno Portugal dos séculos XIV e XV.

Autor – João Gouveia Monteiro

Autor:

João Gouveia Monteiro, nascido em 1958, é professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde ensina História da Antiguidade e da Idade Média, História Militar e História das Religiões. Doutorou-se em 1997, com a obra A Guerra em Portugal nos finais da Idade Média. Os seus estudos mais recentes incidem sobre as Cruzadas na Terra Santa (lição de Agregação, em 2005), a tratadística militar romana (P. F. Vegécio), a história militar da Península Ibérica e da Europa medievais, o Império Bizantino e a figura do Condestável D. Nuno Álvares Pereira. É o atual Presidente da Associação Ibérica de História Militar (séculos IV-XVI).

0 comentários
0 likes
Anterior: 50 Receitas com Apenas 5 Ingredientes (ou menos, claro!)Seguinte: Culinária Portuguesa

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados
Tópicos recentes