Participe neste fantástico passatempo e habilite-se a ganhar exemplares dos livros "Eterna Saudade" e "Steve Jobs nas suas Próprias Palavras". Para mais informações clique aqui.
| O 5 de Outubro e a Primeira República |
| Domingo, 25 Abril 2010 14:52 | |||
![]() Autores: António Reis, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada Edição: Abr/2010 Páginas: 248 Editora: Editorial Caminho O 5 de Outubro e a Primeira República é uma obra de divulgação sobre um período crucial da História de Portugal - a instauração da República e o regime republicano até 1926. Aliando rigor científico e clareza de exposição, os autores colocam à disposição do público uma síntese, que é também uma chave para entender este agitado e complexo período da nossa História. O presente volume faz parte de uma colecção de divulgação da História de Portugal que Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada têm vindo a publicar, em colaboração com prestigiados historiadores. Autores: António Reis nasceu em Lisboa em 1948. Licenciou-se em Filosofia na Universidade de Friburgo (Suíça) e doutorou-se em História na Universidade de Lisboa, onde é professor. O seu principal tema de investigação é a história do século xx em Portugal, sobre o qual publicou várias obras. Ana Maria Magalhães nasceu em Lisboa no dia 14 de Abril de 1946. Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras de Lisboa. É professora de Português e História no Ensino Preparatório desde 1969. Técnica de Gabinete do FAOJ durante dois anos. Professora destacada no Serviço de Ensino Básico e Secundário de Português no estrangeiro durante dois anos. Formadora de professores de História. Professora destacada no Instituto de Educação Educacional para realizar um estudo sobre os hábitos de leitura das crianças e jovens portugueses. É co-autora de várias colecções e livros didácticos. Isabel Alçada nasceu em Lisboa no dia 29 de Maio de 1950. Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras de Lisboa. Fez o Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade de Boston. Professora destacada no Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação. Orientadora de História durante três anos. Técnica do Ministério da Educação para a Reforma do Ensino Secundário. Professora convidada pelo Instituto de Inovação Educacional para realizar um estudo sobre os hábitos de leitura para crianças e jovens portugueses. Foi professora do Ensino Preparatório e, actualmente, é docente na Escola Superior de Educação de Lisboa. É co-autora de várias colecções e livros didácticos.
|
|||
| Actualizado em Segunda, 14 Junho 2010 22:05 |
Os nossos Passatempos têm o prestimoso contributo das Editoras que colaboram connosco.
Para ver os resultados dos passatempos mais recentes clique aqui.
| Re:O Sentido do Fim cris1 9.2.2012 3:48 |
| Re:Preciso de Ti cris1 9.2.2012 3:46 |
| Passatempo Trilho de lobos cris1 9.2.2012 3:42 |
| Mega Passatempo Mil a Bombar cris1 9.2.2012 3:40 |
| Re:Catherine Anderson AnaisNin 9.2.2012 0:23 |
Comentários
Não me parece que seja um livro muito exaustivo do ponto de vista histórico em relação ao tema que aborda, nem que apresente uma forma inovadora de contar a nossa História. Talvez não tenha sido esse o objectivo, pois talvez o público-alvo deste género de livros seja o juvenil. Em todo o caso, o livro foca aspectos interessantes de forma tendencialmente objectiva. Talvez por isso mesmo, eu o tenha lido num ápice. O discurso fluido (como de resto estas autoras já nos habituaram) e dividido em textos não muito extensos faz com que nem demos conta de que estamos quase a chegar ao fim.
Este é um livro que vale a pena ser lido pelos jovens que se interessam por História de Portugal e, especificamente , pelo republicanismo. Não desilude e sempre se aprende mais qualquer coisita!
Subscreva o RSS dos comentários