O Avesso do Direto

Autora: Teresa Guilherme
Género: Memórias
Edição: Out/2020
Páginas: 176
ISBN: 9789896662691
Editora: Contraponto

 

 

Segredos de Bastidores de Trinta Anos de Televisão
“Neste O Avesso do Direto, Teresa Guilherme abre literalmente o livro e revela na primeira pessoa histórias nunca antes contadas da televisão portuguesa. Prepare-se para descobrir os segredos até hoje mais bem guardados de programas de sucesso, como Não Se Esqueça da Escova de Dentes, Big Brother e Casa dos Segredos. Descubra toda a verdade sobre a entrada do mítico Zé Maria no Big Brother I. Saiba quem foi a cantora famosa que mentiu para entrar no Cantigas da Rua. Surpreenda-se ao descobrir que um conhecido apresentador fez um direto de duas horas com um dente colado com cola-tudo. Entre muitos outros segredos, curiosidades e histórias de bastidores. Neste livro, Teresa Guilherme conta-lhe tudo e não lhe esconde nada.

«Ler quanto este livro lhe oferece é como entrar na televisão, pela porta dos artistas, dos fazedores de sonhos, e pela mão de uma feiticeira de palavras gentis e trocadilhos.»
Do prefácio de Manuel Luís Goucha

Desta autora no Segredo dos Livros:
Cheguei Onde Me Esperavam

Autor – Teresa Guilherme

Autora:

Teresa Guilherme, apresentadora e produtora de televisão, nasceu em Lisboa em 27 de Junho de 1955, sendo filha do cantor Luís Guilherme e da fadista Lídia Ribeiro. A sua infância foi repartida entre o Brasil e Portugal e aos dezasseis anos começou a interessar-se pelo mundo do espetáculo, embora não tenha seguido as pisadas dos pais. Optou, antes, por ajudar a montar espetáculos atrás dos palcos.
Ingressou na RDP pela mão de Raul Durão, em 1978, aos 23 anos, para exercer a função de produtora no programa radiofónico “Vozes e Nozes“, onde também participava Nicolau Breyner, Vitor Norte, Francisco Nicholson, entre outros. Mas, ao longo da década de 80 começou a dedicar-se mais à produção de festas e espetáculos, como passagens de modelos e inaugurações de centros comerciais, tendo formado uma empresa, a “Teresa Guilherme, Lda.“.
Em 1991, iniciou-se na televisão, ao criar e produzir um programa para a RTP destinado ao público juvenil. Chamava-se “Acontecimentos, Limitada” e tinha periodicidade semanal. Ainda nesse ano, Teresa Guilherme estreou-se à frente das câmaras, ao apresentar um programa da sua autoria, o “Eterno Feminino“. Também em 1991 produziu o concurso “Sim ou Sopas“, apresentado por Manuel Luís Goucha, seguindo-se uma série de programas televisivos na RTP. No principio dos anos 90 também apresentou programas de rádio, na Comercial e Renascença.
Em 2002 Teresa Guilherme produziu, entre outros, os programas “Lux“, “As Manhãs de Sofia” e “Olá Portugal” para a TVI e a “Fábrica de Anedotas” e o “Passeio dos Alegres” para a RTP. “Olha que Dois” (1993, RTP) foi o primeiro programa apresentado por Teresa Guilherme, em parceria com Goucha, sem ser produção sua. Ainda nesse ano, propôs ao canal televisivo SIC o programa diário “E o Resto é Conversa“, que viria a ter quase 200 edições. No final de 1994, a SIC confiou-lhe a apresentação e produção do inovador concurso “Não se Esqueça da Escova de Dentes“, um sucesso só comparável a “Ai os Homens“, uma grande produção de Teresa Guilherme que foi para o ar em 1998 e cuja apresentação esteve a cargo de José Figueiras.
O regresso à RTP deu-se no ano seguinte com a produção de “Passeio da Fama“, mas pouco tempo depois passou a trabalhar também para a TVI e para a SIC. No ano 2000, foi convidada a apresentar o “Big Brother“, uma produção da Endemol para a TVI que viria a revolucionar a televisão portuguesa, com seis edições.
Em Outubro de 2004, estreou-se como apresentadora da reposição do concurso “Um, Dois, Três” na RTP1 e em 2006 pisou, pela primeira vez, os palcos de um teatro, com a peça A Partilha, de Miguel Falabella.
Em 2005 a convite de Francisco Penim foi responsável de Ficção da SIC, tendo produzido inumeras séries e novelas, entre as quais o grande sucesso Floribella, a Vingança (onde também entrou como actriz).
Em 2008, Teresa Guilherme regressa à apresentação com o programa Momento da Verdade, na SIC. Em 2011, recebe o convite da TVI de apresentar a 2ª edição do Secret Story – Casa dos Segredos.
Desde 2011, ministra cursos de Apresentação de Televisão em várias Escolas.

0 comentários
0 likes
Anterior: Madrinhas de GuerraSeguinte: Última Hora: Peça em três actos

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados
Tópicos recentes