O cavaleiro da torre inclinada


Autor: José Leon Machado
Género: Romance
Edição: Mar/2010
Páginas: 236
Formato: 23 x 15 cm
Editora: Edições Vercial

Há quem considere os académicos os cavaleiros da era moderna.
Não me parece que andemos a cavalo. Eu pelo menos nunca andei.
Tu, que gostas de metáforas, até me admira não alcançares o espírito da expressão. Assim como os cavaleiros da Idade Média, paladinos da virtude, andavam de terra em terra castigando pelo fio da espada os vilões e os arrogantes, assim nós, paladinos da ciência, andamos de congresso em congresso divulgando o conhecimento e denunciando os charlatães.
E no meio de tudo isso, onde cabem as donzelas presas na torre mais alta do castelo e guardadas por um dragão?
Essas são o melhor da nova cavalaria andante. Em vez de uma vaga e distante Dulcineia, temos uma bem real por cada congresso, e às vezes duas, aguardando que matemos o dragão, lhes juraremos amor e prestemos vassalagem.

Autor:
José Leon Machado nasceu em Braga em 1965.
Licenciou-se em Humanidades pela Faculdade de Filosofia de Braga em 1992. Fez o mestrado em Ensino da Língua e da Literatura Portuguesas na Universidade do Minho, tendo defendido provas em 1997. Em 2002, doutorou-se em Linguística na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Actualmente é professor de Semiótica e de Língua e Cultura Portuguesas no Departamento de Letras dessa mesma universidade.

1 comentários
0 likes
Anterior: Nostalgia entre Angola e o PutoSeguinte: O Coelhinho que não gostava de sopa

Comentários

  • Sílvia

    Agosto 9, 2010 às 11:44
    Responder

    o cavaleiro da torre inclinadaEste conto tenta mostrar a perspectiva de um romance do século XXI. Conta-nos a história de um Professor português universitário (ciências culturais), casado e com um filho, cuja carreira académica é a sua prioridade. Por isso, viaja de congresso em congresso. Curiosamente, o seu objecto de estudo (tese de doutoramento) é o adultério nos tempos remotos e nas diferentes culturas. Com um ar atraente e muito charmoso, este “portuga” conquista muitas mulheres de várias nacionalidades ao longo dos congressos. Paralelamente, o seu casamento deteriora-se e, então, o Professor “mata o dragão” e presta vassalagem a uma […] Ler Mais...o cavaleiro da torre inclinadaEste conto tenta mostrar a perspectiva de um romance do século XXI. Conta-nos a história de um Professor português universitário (ciências culturais), casado e com um filho, cuja carreira académica é a sua prioridade. Por isso, viaja de congresso em congresso. Curiosamente, o seu objecto de estudo (tese de doutoramento) é o adultério nos tempos remotos e nas diferentes culturas. Com um ar atraente e muito charmoso, este “portuga” conquista muitas mulheres de várias nacionalidades ao longo dos congressos. Paralelamente, o seu casamento deteriora-se e, então, o Professor “mata o dragão” e presta vassalagem a uma das mulheres que tinha conquistado.Sem entrar em pormenores da história, achei-a grotesca. Além de que passa uma imagem surreal do que se passa em congressos internacionais e dos professores universitários que investem numa vida académica. Queria só acrescentar mais um ponto que, infelizmente, não aconteceu só neste livro: as constantes gralhas ortográficas e de sintaxe. A mim parece falta de cuidado! Read Less

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados
Tópicos recentes