O Colar

FaceBook  Twitter  


Autor:
Cheryl Jarvis
Editora: Caderno
Ano de Edição: 2009
Páginas: 224

Uma história real que apaixonou a América Jonell apaixonou-se por um colar de diamantes. Mas o preço era demasiado alto. Até que teve uma ideia que iria mudar a sua vida. E porque não comprá-lo com a ajuda de amigas? Porque não partilhá-lo? Foi o início da aventura, de uma história real que apaixonou a América. Treze mulheres, das mais diferentes idades e profissões, uniram-se em torno de uma jóia.

Desde então vivem em contacto umas com as outras, saem juntas, ajudam-se. E de 28 em 28 dias, no mês do aniversário de cada uma delas, encontram-se. Passam O Colar, conversam, partilham receitas, histórias de vida, amores e traições. Têm uma nova razão para sair de casa, têm um novo grupo de amigas. E descobriram que a amizade e a partilha valem muito mais do que qualquer diamante.

Sobre a autora:

Jornalista e ensaista, Cheryl Jarvis foi editora de vários jornais e revistas norte-americanos, e durante anos trabalhou como produtora de programas televisivos. Tem publicado artigos em diferentes meios, como Wall Street Journal, Chicago Tribune, Cosmopolitane Reader's Digest, e dá cursos de escrita criativa em várias universidades. É autora do livro The Marriage Sabbatical: the Journey that Brings You Home.

Comentários  

 
#4 Sofia Emídio 2010-05-01 12:57
Depois de ler alguns comentários sobre este livro, fiquei algo curiosa sobre como um colar de diamantes poderia se tornar numa história tão cativante.
Posso dizer que as minhas expectativas não foram defraudadas em nada.
Sempre pensei que tal objecto de luxo seria para os ricos, no entanto, nesta história real, este torna-se um objecto de união e amizade.
Com uma escrita simples e objectiva, Cheryl Jarvis consegue colocar, na primeira pessoa e de forma apelativa os sentimentos e vidas destas 13 mulheres que embarcaram nesta aventura.
É entusiasmante ler o que Jewelia conseguiu fazer fora de uma montra de ourivesaria e, mais importante, a ideia que Jonell teve para esse colar.
Uma leitura leve e descontraída para os dias quentes que se aproximam.
 
 
#3 fernanda carvalho 2009-11-01 18:50
Tive curiosidade em ler este livro primeiro, por ser uma história verídica, de partilha e depois porque me fazia confusão a própria ideia em si: um grupo de treze mulheres reunidas em função do uso de um colar de diamantes. Não sou grande adepta de jóias, mas gosto de entender o funcionamento do ser humano enquanto animal social. Tinha de perceber os porquês de cada uma dessas mulheres e a forma como fizeram todo o esquema funcionar.
Não me arrependi de todo, pois esta é uma história interessantíssima!
O livro está escrito de uma forma muito “jornalística”, mas este formato funciona perfeitamente. Cada capítulo aborda cada mulher, a sua vida, as razões que a levaram a embarcar naquela aventura e o que retirou de tudo isso. E cada relato é completamente diferente do outro! Ficamos a conhecer cada mulher quase ao pormenor, a sua personalidade, os seus medos, as suas fraquezas, as suas forças. Acabamos por entrar dentro da sua pele e identificarmo-n os com este ou aquele aspecto. A forma como a sociedade do colar transformou as suas vidas é impressionante.
Ao fim e ao cabo não foram apenas 13 mulheres a usufruir do prazer de ter no seu pescoço um colar de diamantes de 35.000,00 Euros! Foram muitas, muitas mais, pois a necessidade e o gosto pela partilha extrapolaram todas as previsões.
Esta é uma história que vale a pena conhecer. Jewelia, um “simples” colar transformado em muito mais que apenas um bem material sobrevalorizado .
 
 
#2 Alexandra Silva 2009-10-03 13:35
Gostei bastante deste livro. Revela a história de um grupo de 13 mulheres de diferentes idades e com diferentes profissões, que se juntam para comprar um belo colar de diamantes. Em cada capitulo, Cheryl Jarvis descreve uma dessas mulheres, revelando-nos a importância da amizade e da partilha. É um livro que se lê rapidamente, com uma escrita simples e directa, cativando-nos a querer sempre saber um pouco mais.
Para quem goste deste género de livros,recomend o-o como uma boa companhia..
 
 
#1 Ana 2009-09-13 20:40
Foi muito divertido ler este livro!
Não conhecia a história do Jewelia.

A ideia de Jonell McLain foi muito original.
Como é que um simples colar de diamantes exerce um poder tão grande nas pessoas. As pessoas que usavam o colar, mesmo que por breves momentos, sentiam-se diferentes. Jewelia era uma espécie de amuleto.
Amizade,
Mulheres,
Lindo,
Genuíno,
Fascinante,
Poder,
Partilha, foi tudo o que senti ao ler este livro!!!!


Recomendo-o vivamente!!!!!!
 

Tem de iniciar sessão para submeter o seu comentário.

Últimas Opiniões

  • A Última Ceia
    Islamismo, Judaísmo, Cristianismo... O que se segue? Depois da trilogia "O Espião Português", Nuno ...
  • 03.03.2019 20:18
  • Seja Feita a Tua Vontade
    Seja feita a tua vontade é um romance, mas, ao mesmo tempo, uma reflexão sobre a nossa sociedade atual ...
  • 21.02.2019 18:05
  • A Noite Passada
    Este livro é o meu primeiro contacto com a autora, porque não a conheço pessoalmente, nem li qualquer ...
  • 24.01.2019 23:01

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

"Escrever um romance é um strip-tease invertido e todos os romancistas são exibicionistas discretos." Mario Vargas Llosa