O Estranho Ano de Vanessa M.

FaceBook  Twitter  

 

 

Autora: Filipa Fonseca Silva
Edição: Jul/2014
Páginas: 200
ISBN: 9789722528641
Editora: Bertrand Editora

 

 

 

Quando entrou no carro naquela tarde de Inverno, Vanessa não sabia que estava a embarcar numa viagem sem retorno. Uma viagem interior, que pôs em causa todas as suas escolhas e, acima de tudo, toda uma vida construída em torno das expectativas e opiniões dos outros.

Entre momentos trágicos e cómicos, que envolvem uma mãe controladora, uma tia hippie, um casamento entediante, um chefe insuportável e uma amiga que não sabe quando se calar, O Estranho ano de Vanessa M. conduz-nos numa viagem de autodescoberta e faz-nos reflectir sobre o sentido da vida e o poder que temos de, a qualquer momento, colocar tudo em questão. Porque a busca da felicidade não tem prazo.
Uma nova voz irrompe na cena literária portuguesa, leve, despretensiosa, crua, divertidíssima e incrivelmente humana.

Desta autora no Segredo dos Livros:
Os 30 - Nada é Como Sonhámos

Autora:

Filipa Fonseca Silva nasceu no Barreiro em 1979. Licenciada em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica, preferiu a publicidade ao jornalismo, tornando-se redatora publicitária em 2004, profissão que ainda exerce. Sonha tornar o mundo mais verde e espalhar histórias bonitas. Os Trinta – Nada é como Sonhámos foi a sua primeira obra publicada, seguindo-se-lhe O Estranho Ano de Vanessa M. e Coisas que uma Mãe Descobre. É a única portuguesa a ter chegado ao Top 100 da Amazon em todo o mundo. Além de escrever, adora pintar, colecionar sapatos e comer melancia. Vive em Lisboa com o marido e os filhos.

Seja um seguidor da autora nas suas páginas do Facebook, do Twitter ou no seu blogue.

Comentários  

 
#3 Cristina Delgado 2015-05-06 18:10
Tendo lido o livro anterior desta autora e conhecendo daí a sua escrita, fiquei algo curiosa e interessada nesta leitura. Tal como no livro anterior, esta obra lê-se num ápice e o leitor fica preso quer à forma como a história é narrada, quer à própria história.
Vanessa, inconformada com o que a vida lhe trouxe, muda radicalmente a sua vida, abandonando tudo e todos. As consequências desse acto fazem-na pensar e, de igual modo, levam-nos a refletir sobre elas.
Gostei e recomendo.
 
 
#2 PCCST 2014-10-29 14:02
Um livro bastante interessante, que me fez agarrá-lo e não o querer largar mais enquanto não o terminasse.
Não conhecia a autora, mas, por ser portuguesa e pela sinopse do livro, decidi lê-lo. Ainda bem que o fiz, pois proporcionou-me um excelente momento de leitura.
Nunca pensei que a personagem principal, Vanessa, me fosse cativar desta forma. Gostei de a "conhecer", da forma meio louca dela, da reviravolta que provocou na própria vida, fosse por causa do distúrbio psicológico pelo qual passou ou por outra razão qualquer.
É exatamente essa reviravolta na sua vida que podemos conhecer neste livro e o que mais me cativou. Perceber o que se passava na cabeça dela para tomar tais atitudes.
Um livro que recomendo, sem dúvida!
 
 
#1 Helena 2014-08-14 15:05
UM ROMANCE QUE NÃO QUIS PERDER.
Por ter lido e apreciado deveras o primeiro romance desta autora, as expetativas eram elevadas, mas não só se mantiveram como, possivelmente, foram superadas. Para mais, eu ficava renitente com autores portugueses, mas descubro com imensa satisfação que são cada vez mais e melhores. São uma excelente aposta de leitura, por serem capazes de ficcionar a realidade com humor, ironia e sentido crítico, através de personagens com conteúdo e carisma que caricaturam algumas situações quase banais do nosso quotidiano.

A autora tem uma noção dos problemas da geração dos trinta, aliada à aptidão para contar uma estória com tanto de divertido quanto de reflexão, com personagens que visualizamos na descrição do narrador e das quais identificamos algumas facetas.

Vanessa é uma mulher exasperada com o rumo que a sua vida levou, em muito contrário aos seus desejos. Um tédio insuportável de que tomou consciências nas consultas que frequentava por imposição do tribunal e que acabaram por desembocar em alterações, com todos os prós e contra a enfrentar. Esse caminho a desbravar é que prende o leitor numa leitura compulsiva, até à boaventura finalmente alcançada.

Um prazer de ler!
 

Tem de iniciar sessão para submeter o seu comentário.

Últimas Opiniões

  • Crash
    Depois de ter lido "Arranha-Céus" de J. G. Ballard, um romance que me deixou a pensar seriamente nos ...
  • 10.07.2019 22:32
  • Amantes de Buenos Aires
    Amantes de Buenos Aires, o novo romance de Alberto S. Santos, baseia-se numa história real e segue a ...
  • 08.07.2019 16:24
  • 25 de Abril, Corte e Costura
    Este livro é exatamente o que eu esperava dele: uma sucessão de quadros em que se ridiculariza a ...
  • 28.04.2019 21:03

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

"Os filmes dizem-nos o que pensar. Um bom livro deixa-nos escolher alguns pensamentos por nós próprios."
Karen Marie Moning in Anoitecer