O Futuro Começa Agora – Da Pandemia à Utopia

Autor: Boaventura de Sousa Santos
Género: Sociologia
Edição: Nov/2020
Páginas: 544
ISBN: 9789724423890
Editora: Edições 70

 

 

Este livro foi escrito entre o medo e a esperança, tal como um e outra se nos confrontam no início do século XXI em face da pandemia do novo coronavírus. A pandemia intensificou as desigualdades e as discriminações sociais que caracterizam as sociedades contemporâneas e deu-lhes maior visibilidade.
O sofrimento humano muito desigual em que se traduziram e as causas que o explicam são analisadas na primeira parte do livro. Atenção especial é dada ao modelo económico-social, ao Estado, à ciência e à resistência e criatividade dos grupos sociais mais excluídos para se protegerem e minorarem os riscos.
As trágicas consequências da pandemia e a alta probabilidade de se multiplicarem no período de pandemia intermitente em que estamos a entrar obrigam-nos a pensar em alternativas económicas, sociais, políticas e culturais, que, no conjunto, apontam para novos modelos civilizacionais. É este o tema da segunda parte do livro.
Este livro pretende ser um diagnóstico crítico do presente e uma memória do futuro.

Deste autor no Segredo dos Livros:
Quem Precisa dos Direitos Humanos (coautoria)
Esquerdas de todo o Mundo, Uni-Vos!

Autor – Boaventura de Sousa Santos

Autor:

Boaventura de Sousa Santos é Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Distinguished Legal Scholar da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison e Global Legal Scholar da Universidade de Warwick. É igualmente Director Emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Coordenador Científico do Observatório Permanente da Justiça.
De 2011 a 2016, dirigiu o projecto de investigação ALICE – Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências o mundo, um projeto financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC), um dos mais prestigiados e competitivos financiamentos internacionais para a investigação científica de excelência em espaço europeu.
Tem trabalhos publicados sobre globalização, sociologia do direito, epistemologia, democracia e direitos humanos. Os seus trabalhos encontram-se traduzidos em espanhol, inglês, italiano, francês, alemão, chinês e romeno.

Mais informação aqui.

0 comentários
1 like
Anterior: O Manuscrito de Birkenau – LançamentoSeguinte: A História Contemplativa

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados