O Magriço

Autor: Tiago Salazar
Género: Romance Histórico
Edição: Out/2020
Páginas: 192
ISBN: 9789896609108
Editora: Oficina do Livro

 

 

A verdadeira história de D. Álvaro Gonçalves Coutinho, um dos Doze de Inglaterra
D. Álvaro Gonçalves Coutinho – conhecido por Magriço por causa da sua figura débil – foi celebrizado numa passagem d’Os Lusíadas, que destaca a sua coragem entre os Doze de Inglaterra, cavaleiros portugueses que, no reinado de D. João I, participaram num combate que visava lavar a honra de doze damas ofendidas e do qual saíram vencedores.
Porém, mesmo tratando-se de um cavaleiro de linhagem na Corte do Mestre de Avis, o Magriço não aceitou que o seu monarca lhe negasse casamento com a mulher que amava, partindo para a Borgonha onde lutou por mais de uma década entre os pares de João Sem Medo, que o considerou um dos mais destemidos guerreiros que alguma vez o serviram.
Aventureiro, defensor de causas justas e sempre na senda de glória para os seus amos, Álvaro Coutinho era também um filho segundo, afastado da herança paterna, um homem amargo a quem a memória da desfeita do rei nunca abandonou, um guerreiro sem medo da morte, um ancião que resistiu à peste e se tornou uma espécie de eremita no fim da vida.
Tiago Salazar, nesta que é a sua primeira incursão no romance histórico, instala-se de armas e bagagens na Idade Média e, vestindo a pele desta personagem controversa, dá-nos um testemunho das suas andanças e tribulações num relato em forma de autobiografia romanceada, ao jeito dos melhores livros de cavalaria, a que nunca falta uma pitada de colorido e humor.

Deste autor no Segredo dos Livros:
Hei-de Amar-te Mais

Autor – Tiago Salazar

Autor:

Tiago Salazar nasceu em Lisboa em 1972. Formou-se em Relações Internacionais e estudou Guionismo e Dramaturgia em Londres. É mestrando em Estudos Brasileiros, na Faculdade de Letras de Lisboa.
Trabalha como jornalista desde 1991, tendo publicado, entre outros títulos, no Diário de Notícias, Grande Reportagem, Vogue e na revista Egoísta.
Foi vencedor do prémio Jovem Repórter do Centro Nacional de Cultura, em 1995. Em 2010 foi bolseiro da Fundação Luso-Americana, em Washington, ao abrigo da Bolsa José Rodrigues Miguéis.
Actualmente é jornalista freelancer, guia de “Viagens Literárias” e formador na área da escrita e literatura de viagens. É ainda autor e apresentador do programa «Endereço Desconhecido», da RTP2.

Saiba mais em tiagosalazar.com
Siga a Página do autor no Facebook

0 comentários
0 likes
Anterior: Beethoven – Vida e PersonalidadeSeguinte: Almanaque da História de Portugal

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados
Tópicos recentes