O Que é o Radicalismo?

Autor: Victor Correia
Género: Política
Edição: Set/2020
Páginas: 200
ISBN: 9789897025730
Editora: Guerra & Paz

 

 

O radicalismo é uma ideologia, uma crença, ou uma classificação dessa ideologia e dessa crença?
O professor e investigador Victor Correia analisa o significado de um dos conceitos mais actuais do mundo de hoje: o radicalismo. Neste livro, examina a que áreas este conceito se aplica – na política (de direita e de esquerda), na religião (o fundamentalismo), na filosofia (as ideias filosóficas ditas radicais), e na arte (o vandalismo) -, abrindo caminhos para a compreensão dessas áreas a partir do conceito de radicalismo e, no sentido inverso, desse conceito a partir das áreas às quais se aplica. Mostra também o que existe de comum e de diferente no radicalismo em cada uma das áreas.
Numa linguagem acessível à generalidade do público, relaciona o conceito de radicalismo com outros conceitos semelhantes, analisando os pontos de convergência e de divergência, e mostra a sua ambiguidade e subjectividade.
Na sociedade de hoje, predominantemente progressista, mais aberta e tolerante a novos valores, o radicalismo assume novos contornos.

Deste autor no Segredo dos Livros:
Os Mistérios do Livro Sagrado – Contradições, Erros e Absurdos da Bíblia
Poemas Eróticos dos Cancioneiros Medievais Galego-Portugueses
Pequenas Histórias dos Grandes Clássicos da Literatura Portuguesa (Coord.)
Quem Tem Medo dos Filósofos?

Autor – Victor Correia

Autor:

Victor Correia frequentou a Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino, em Roma (formação em Filosofia). Concluiu a licenciatura em Filosofia, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É pós-graduado em Formação Educacional, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É mestre em Estética e Filosofia da Arte, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (formações obtidas antes do processo de Bolonha). É doutorado em Filosofia Política e Jurídica, na Universidade da Sorbonne, em Paris. Tem um pós-doutoramento em Filosofia Política, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem exercido funções de docência na sua área de formação. Tem organizado e apresentado comunicações em várias conferências. É membro de algumas associações científicas e culturais. Tem diversos artigos publicados, em revistas nacionais e internacionais. Tem também diversos livros publicados.

0 comentários
0 likes
Anterior: Mensagens do Avô – Crónicas do Bicho MauSeguinte: O Mundo à Minha Procura

Comentar