O Sonho da Conchita

FaceBook  Twitter  

 

 

Autora: Rafaela Pereira Rocha
Género: Poesia
Edição: Mai/2019
Páginas: 58
ISBN: 9789895435630
Editora: Editorial Novembro

 

 

 

(…) Não faz muito tempo que esta pequena escritora mal sabia ler as palavras que agora tão bem sabe usar.
Com apenas nove anos, foi finalista da 12.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura promovido pelo P.N.L. em parceria com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e com a rede das Bibliotecas Escolares, onde se destacou, revelando o seu gosto pela escrita. (…)
A Rafaela gosta de brincar com as palavras. E com elas leva-nos para mundos fantásticos, ou como ela diz “….viajamos sem sair do lugar.”

Tem já uma marca própria de escrita e cada texto seu seduz-nos para novas e mais leituras. A alegria e a ironia divertida, pinceladas nos seus versos, proporcionam-nos, de facto, diferentes emoções, enquanto os lemos. (…)
“A imaginação é mágica”, diz a autora…
Convido, então, todos os leitores, pequenos e graúdos, a deixarem-se envolver pela magia contida nos versos deste livro. Às crianças, em especial, peço que se deixem contagiar pela paixão da Rafaela pelo processo criativo e que escrevam, também, os seus livros mágicos!
M. Medeiros

Autora:

Rafaela Miguel Pinto Pereira Rocha nasceu em agosto de 2008, em Penafiel, onde reside e estuda. Concluiu o 1º ciclo em 2018, no Centro Escolar de Penafiel, tendo obtido a menção máxima a todas as áreas disciplinares e não disciplinares.
Neste percurso destacam-se a ligeireza com que translada os seus pensamentos através da escrita particularmente através da poesia.
Participou desde o primeiro ano nos projetos de poesia elaborados pelo agrupamento de escolas, tendo ficado sempre em lugar de destaque, sendo que do 2º ao 4º ano ficou sempre em 1º lugar a nível de escola. Tem alguns trabalhos publicados no jornal do agrupamento.
Participou no Concurso Nacional de Leitura 2027 ficando sempre em 1º lugar em todas as fases (escola, concelhio, inter concelhio), tendo sido assim apurada à fase final nacional.
Os seus poemas caracterizam-se pela combinação da simplicidade e humor que só uma criança possui. São poemas de criança mas não só para crianças.
Pratica natação semanalmente e outros desportos aleatórios.
Paralelamente à sua paixão pela poesia tem a paixão pela dança e pelos palcos. Frequenta assim, desde os 3 anos de idade, aulas de ballet clássico e as vertentes associadas (dança contemporânea, barra no chão e carácter), na Escola de Artes Performativas Era Uma Vez, onde faz exames certificados, com examinadoras da Royal Academy of Dance (RAD), tendo passado sempre com menção de Mérito.
Participou em múltiplos espetáculos de dança tendo sido num deles a bailarina principal.

Tem de iniciar sessão para submeter o seu comentário.

Últimas Opiniões

  • Hugo Chávez, o colapso da Venezuela
    Gosto de estar bem informado e não fazer juízos sem conhecimento de causa. O governo da Venezuela tem ...
  • 02.09.2019 14:09
  • Autobiografia
    "Autobiografia" , o novo romance de José Luís Peixoto, é o 3º livro que leio deste autor. Os anteriores ...
  • 18.08.2019 17:41
  • A Dama do Quimono Branco
    Com este volume, termina a saga do Samurai Negro, constituída por uma trilogia de romances históricos ...
  • 29.07.2019 17:54

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

"Árvores são poemas que a terra escreve para o céu. Nós as derrubamos e as transformamos em papel para registar todo o nosso vazio."
Khalil Gibran