
Autor: Nicolas Barreau
Edição: Abr/2012
Páginas: 292
ISBN: 9789898228895
Editora: Quinta Essência
O livro mais encantador da temporada
Para Aurélie Bredin, as coincidências não existem. Jovem, sensível e atraente, é a proprietária de um pequeno e romântico restaurante, Le Temps des Cerises, situado no coração de Paris, a dois passos do Boulevard Saint-Germain.
Naquele pequeno restaurante forrado a madeira, com toalhas aos quadradinhos vermelhos e brancos, o seu pai conquistou o coração da sua mãe graças ao menu d’amour. E foi ali, rodeada pelo aroma do chocolate e da canela, que Aurélie cresceu e onde encontra consolo nos momentos difíceis da sua vida. Mas agora, magoada pelo abandono de Claude, nem sequer a calidez acolhedora da cozinha é capaz de consolá-la.
Uma tarde, mais triste que nunca, Aurélie refugia-se numa livraria. Um romance, O Sorriso das Mulheres, chama a sua atenção. Quando o folheia, descobre que a protagonista é inspirada nela e que Le Temps des Cerises é um dos cenários principais.
Graças a esta prenda inesperada, volta a sentir-se animada. Decide entrar em contacto com o autor, Robert Miller, para lhe agradecer. Mas isso não é fácil. Qualquer tentativa de conhecer o escritor – um misterioso e esquivo inglês – morre na secretária de André Chabanais, o editor que publicou o romance.
Porém, Aurélie não desiste e quando um dia surge efectivamente uma carta do autor na sua caixa de correio, acaba por daí resultar um encontro bem diferente daquele que tinha imaginado…
| Autora: | |
|
|
Nicolas Barreau nasceu em 1980 em Paris, filho de mãe alemã e pai francês, estudou Literaturas Românicas e História na Sorbonne. Durante algum tempo trabalhou numa livraria da Rive Gauche em Paris, até que finalmente se dedicou à escrita. Gosta de restaurantes e de culinária, acredita no destino, é muito tímido e reservado e não gosta de aparecer em público. Os seus três romances, publicados originalmente por uma pequena editora alemã, alcançaram um enorme êxito, em especial O Sorriso das Mulheres, que se tornou um fenómeno editorial na Alemanha, em Itália e em Espanha. |










Comentários
Não digo que a história esteja má. Mas digo com letras maiúsculas que a história está sub-aproveitada , que tem demasiada "palha" e que provoca sonolência.
Não gostei também das muitas expressões em francês que encontramos ao longo do livro, principalmente porque metade não têm tradução.
O que posso dizer é que este livro é direccionado para uma faixa etária superior à minha e/ou para amantes de cozinha. Ah! e para quem tem tempo e gosta de ler grandes descrições, tanto espaciais como de acções.
André Chabanais foi aqui a minha personagem preferida, mas Aurélie não lhe ficou atrás, nem os respectivos amigos de cada um.
De qualquer forma, acho que este livro tem uma boa dose de sentido de humor, que me fez rir inúmeras vezes, principalmente no POV do André.
Outro ponto de que não gostei e que acho que não está muito claro, é a transição entre os dois POV's, o que acaba por confundir um pouco o leitor, principalmente porque as personagens não falam na primeira pessoa.
Gostei do final, mas não sinto o mesmo em relação à atitude do chefe de André para com ele.
É, portanto, um romance muito descritivo, muito meloso, que fará suspirar as mais românticas, mas que fará suspirar de impaciência as mais cépticas e impacientes.
Gostei imenso deste livro, pois está escrito de uma forma bem clara e cativante, com diálogos e pensamentos divertidos.
Achei fabulosa a ideia de escrever um livro sobre outro e ambos com o mesmo título.
É, sem dúvida, uma história de amor encantadora! Recomendo!
Muito amorosa.
Aurélie fez-me lembrar os meus desgostos de amor e os meus devaneios a tentar esquecê-los.
No caso dela, o acaso leva-a a entrar numa livraria e a pegar num livro que fala do seu restaurante. Revê-se na personagem e procura entrar em contacto com o autor.
André, o editor, tem um problema: escreveu o livro com o nome e o rosto doutra pessoa. Agora, além de estar a ser apertado pelo seu patrão para apresentar o autor, apaixona-se por Aurélie que só quer conhecer o autor.
É amorosa a história, são amorosas as personagens e tudo se passa em Paris, a cidade do Amor.
Diverti-me imenso e achei tudo muito brejeiro.
Este é o típico livro que nos põe bem-dispostos, com um sorriso nos lábios e leveza na alma. Lê-lo foi um prazer. Penso que até o mais cético dos leitores será suscetível a esta história. Sim, é um simples romance e não, não é uma obra-prima, mas tem seguramente a habilidade de deixar uma sensação de bem-estar a quem o lê, o que para mim, na conjuntura atual, era exatamente o que procurava.
Um romance que nos predispõe bem e nos mantém um sorriso no rosto, porque o autor com a sua sensibilidade e genialidade captou bem a natureza feminina e fez deste romance UM PRESENTE DOS CÉUS (palavras dele).