O Terror

FaceBook  Twitter  


Autor: Arthur Machen
Páginas: 176
Editor: Saída de Emergência
Colecção: Bang! (nº 85)

O Terror é um dos três contos reunidos nesta obra. Neste conto, ambientado numa região isolada a Oeste de Gales, relatam-se acontecimentos bizarros e inexplicáveis, onde a natureza parece ganhar vontade própria e revoltar-se contra a humanidade. O poder contagioso de forças obscuras cria um clima de tensão e leva à violência.

Numa época em que todas as atenções estavam viradas para a Primeira Guerra Mundial, este conto é susceptível de diversas interpretações ou analogismos que o autor terá escondido na sua trama enigmática. Trata-se de uma obra literária muito estudada e que merece um lugar de destaque em qualquer biblioteca.
Arthur Machen consegue uma perfeita simbiose entre fantasia, realidade e lenda.

Autor:
Arthur Machen foi um dos grandes e incontornáveis escritores do início de século xx. A sua obra é imprescindível à compreensão de autores como H.P. Lovecraft, Stephen King, Bram Stoker, Sir Conan Doyle, Oscar Wilde, ou mesmo Alfred Hitchcock. Foi apontado por Luís Borges como a grande influência do realismo mágico.

Comentários  

 
#3 Joana Caires 2009-12-11 01:43
Este livro é uma obra-prima silenciosa. Passo a explicar esta minha afirmação. É um livro que se só se aprecia holisticamente ou seja, só se consegue saborear a sua beleza no fim. É um conjunto de contos que mistura por exemplo, temas reais como a 1ª Guerra Mundial com o fantástico. São diferentes e para mim, só os que são audazes e persistentes os irão valorizar. Têm uma escrita complexa mas soberba. Alguns poderão achar que é um livro fastidioso quando iniciarem a sua leitura. Eu própria desmoralizei no ínicio contudo, fui sendo conquistada aos poucos até no final ficar deslumbrada com um final inesperado e brilhante. É um livro singular que merece o esforço dispensado na sua leitura. Aconselho a quem gosta de emoções fortes, quem gosta do género e quem procura uma experiência de leitura nova e diferente.
 
 
+2 #2 sonia areia 2009-11-26 22:05
Terror é um livro de emoções fortes com diversas interpretações e\ou analogismos.
Mais uma vez com estes contos Terror, A mão vermelha e O grande retorno Artur Machen prova, melhor reforça porque merece ser considerado uma referência no mundo do fantástico.
Não é um livro de leitura fácil, mas para quem gosta do género fantástico não o pode deixar de ler.
O autor consegue transmitirmos uma serie de acontecimentos bizarros e inexplicáveis que nos prendem desde do inicio, ao mesmo tempo que nos deixam pensativos e apavorados.
A não perder.
 
 
-1 #1 maria afonso 2009-11-19 10:53
"Os livros desta temática (terror, fantástico) sempre me fascinaram mas nunca encontrei nenhum que me agradasse plenamente, apesar de já ter feito várias tentativas. Este livro, com indicação que é um dos “clássicos” chamou-me a atenção e, por isso, me inscrevi para o ler. No entanto, mais uma vez, constato que, decididamente, não faz o meu género. Tentei, mas não consegui acabar de o ler, porque as situações eram demasiado angustiantes para a minha sensibilidade. Mas pareceu-me um bom livro para quem gosta de emoções fortes"
 

Tem de iniciar sessão para submeter o seu comentário.

Últimas Opiniões

  • 25 de Abril, Corte e Costura
    Este livro é exatamente o que eu esperava dele: uma sucessão de quadros em que se ridiculariza a ...
  • 28.04.2019 21:03
  • A Aluna Americana
    Este é o mais recente romance de João Pedro Marques, autor de, entre outros, "Uma Fazenda em África" ...
  • 25.04.2019 20:42
  • O Último Cabalista de Lisboa
    Consegui, finalmente, ler este livro que foi o primeiro romance de Richard Zimler. Publicado em 1996 ...
  • 07.04.2019 23:56

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

"O livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive."
Padre António Vieira