O Terrorista Elegante e Outras Histórias

FaceBook  Twitter  

 

 

Autores: José Eduardo Agualusa e Mia Couto
Género: Contos
Edição: Set/2019
Páginas: 168
ISBN: 9789897226212
Editora: Quetzal

 

 


Três novelas curtas, deliciosas e cheias de humor e suspense, de dois dos autores mais populares e reconhecidos da ficção em língua portuguesa.
Na história «O terrorista elegante» (escrita a quatro mãos sob um alpendre, em Boane, Moçambique), que dá título ao livro, um angolano é preso em Portugal por suspeita de participação em atos de terrorismo. O homem alega ser capaz de voar e conversa com um passarinho na prisão, que parece dar-lhe as orientações necessárias para que cumpra a sua missão.

«Venho aqui para matar.» É assim que o protagonista de «Chovem amores na rua do matador», a segunda história, pretende finalmente fazer as pazes com o seu passado: matando as três mulheres da sua vida. A noite da cidade está mergulhada em caos e, enquanto o conflito se desenrola nas ruas escuras, um estranho mascarado procura alguém para matar.
Em «A caixa preta» (tal como a anterior, a terceira história foi escrita em lugares diferentes, trocando mensagens, um autor acrescentando o texto do outro), gerações da mesma família são obrigadas a enfrentar os seus segredos mais bem guardados.
As três novelas que constituem este livro têm por base peças de teatro escritas em conjunto pelos autores e encomendadas pelos grupos de teatro A Barraca, de Lisboa, e Trigo Limpo - Teatro ACERT, de Tondela. Porém, depois de conversas informais na bela e histórica cidade de Paraty, no Brasil, essas peças foram reescritas pelos autores sob a forma de contos.
Dois dos maiores autores de língua portuguesa juntam-se para proveito e alegria dos seus leitores.

De José Eduardo Agualusa no Segredo dos Livros:
A Educação Sentimental dos Pássaros
O Paraíso e Outros Infernos
Barroco Tropical
Passageiros em Trânsito
A Substância do Amor e Outras Crónicas
A Feira dos Assombrados
Fronteiras Perdidas - Contos para viajar
O Ano em Que Zumbi Tomou o Rio
Nação Crioula
A Sociedade dos Sonhadores Involuntários
Teoria Geral do Esquecimento
Um Estranho em Goa
Um pai em nascimento

De Mia Couto no Segredo dos Livros:
A Água e a Águia
O Bebedor de Horizontes
A Confissão da Leoa

Autor:

José Eduardo Agualusa nasceu na cidade do Huambo, em Angola, a 13 de Dezembro de 1960. Estudou Agronomia e Silvicultura em Lisboa. Vive entre Lisboa e Luanda.
Iniciou a sua carreira literária em 1988, com a publicação de um romance histórico, A Conjura. É autor de uma vasta e reconhecida obra literária que inclui romances, novelas, contos e crónicas, livros para crianças, peças para teatro, um livro de reportagens e um relato de viagens. As suas obras estão publicadas em mais de vinte países sempre com muito sucesso. Ao seu romance O Vendedor de Passados foi atribuído o Prémio Independent – Ficção Estrangeira. Teoria Geral do Esquecimento recebeu o Prémio Fernando Namora 2013 e é um dos finalistas do Prémio Man Booker Internacional 2016.

Saiba mais sobre o autor e a sua obra em www.agualusa.pt

Autor:

Mia Couto nasceu na Beira, Moçambique, em 1955. Foi jornalista e professor, e é, atualmente, biólogo e escritor. Os seus livros estão traduzidos em diversas línguas. Entre outros prémios e distinções foi galardoado com o Prémio Vergílio Ferreira 1999 e o Prémio União Latina de Literaturas Românicas 2007. Ainda em 2007 Mia foi distinguido com o Prémio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura pelo seu romance O Outro Pé da Sereia. Jesusalém foi considerado um dos 20 livros de ficção mais importantes da rentrée literária francesa por um júri da estação radiofónica France Culture e da revista Télérama. Em 2011 venceu o Prémio Eduardo Lourenço. Em 2013 foi galardoado com o Prémio Camões e com o prémio norte-americano Neustadt.

Tem de iniciar sessão para submeter o seu comentário.

Últimas Opiniões

  • A Recriação do Mundo
    Não é segredo que a Alemanha e a URSS correram contra o tempo e contra os Estados Unidos da América para ...
  • 22.09.2019 13:21
  • Hugo Chávez, o colapso da Venezuela
    Gosto de estar bem informado e não fazer juízos sem conhecimento de causa. O governo da Venezuela tem ...
  • 02.09.2019 14:09
  • Autobiografia
    "Autobiografia" , o novo romance de José Luís Peixoto, é o 3º livro que leio deste autor. Os anteriores ...
  • 18.08.2019 17:41

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

"Acredito que, assim como na nossa vida se vão sucedendo acontecimentos de todo o tipo, também na literatura se sucedem esses acontecimentos, que são expressão do que sentimos e pensamos: a criação é a forma que temos de colocar cá fora as nossas esperanças, as nossas certezas, dúvidas, as nossas ideias."
José Saramago in A Estátua e a Pedra