O Vírus, a Cultura e o Futuro

Autor: José Jorge Letria
Fotografia: Jaime Serôdio
Género: Sociologia
Edição: Dez/2020
Páginas: 184
ISBN: 9789897025969
Editora: Guerra & Paz

 

 

Em tempo de pandemia, espectáculos foram cancelados, salas de cinema permaneceram vazias, portas de universidades fecharam-se – autores e criadores foram todos para casa, levando a cultura consigo.
Durante três longos meses, José Jorge Letria entrevistou dezassete figuras da vida cultural portuguesa, de Lídia Jorge e Mário de Carvalho a Fernando Tordo, o cientista Carlos Fiolhais, Pacheco Pereira e Barata-Moura, Fernando Rosas e Olga Roriz. Com olhares atentos e críticos às mudanças que ocorreram neste período à escala nacional e mundial, os entrevistados contam o impacto que esta nova realidade teve nas suas vidas profissionais e pessoais e reflectem sobre um hipotético futuro que advirá do medo e necessidade de combater o novo vírus. Reúne-se aqui uma colectânea de relatos que espelham não só perfis distintos mas também preocupações vividas, em cada momento, na relação com o quotidiano, a política, a ciência e a cultura. Um testemunho para memória futura.

Participantes: Fernando Rosas · José de Guimarães · Mário De Carvalho · António Victorino D’Almeida · Carlos Fiolhais · Rui Vieira Nery · José Manuel Castanheira · Mário Vieira de Carvalho · Lídia Jorge · Mário Mesquita · Nicolau Santos · Olga Roriz · Álvaro Cassuto · José Barata -Moura · José Pacheco Pereira · Fernando Tordo · Jorge Paixão da Costa

Deste autor no Segredo dos Livros (excepto juvenis):
De Anne Frank a Hitler, de Darwin a Deus
Um Mundo Aflito – Memória de um Tempo de Ausência
Coração sem Abrigo
Fernando Tordo – Não Houve Geração Mais Rica do Que a Nossa
Os Vencidos da História
Mal por Mal, Antes Pombal
Entre Cães e Gatos – Os animais da minha vida
D. Dinis, Um Destino Português
A Volta ao Medo em Oitenta Dias
Um Amor Português
Refugiados – 50 Vidas sem Pátria e com História
Manuel Maria Carrilho: Ser Contemporâneo do Seu Tempo
Grandes Histórias de Amor
Quem Assim Falou – Grandes Frases de Todos os Tempos
A História Pelo Buraco da Fechadura

Autor – José Jorge Letria

Autor:

José Jorge Letria, nascido em 1951, autor de uma vasta obra literária que começou a ser publicada em livro em 1973, é um dos mais destacados criadores de livros para crianças e jovens em Portugal, com numerosos prémios recebidos. Traduzido para mais de dez idiomas, recebeu dois Grandes Prémios da Associação Portuguesa de Escritores, dois prémios Eça de Queirós – Município de Lisboa, o Prémio Internacional UNESCO, o Prémio Nacional «O Ambiente na Literatura Infantil» (três vezes), o Prémio Aula de Poesia de Barcelona, o Prémio da Associação Paulista de Críticos de Arte e ainda o Prémio da Fundação Nacional do Livro Infantil (Brasil).
Integrou, com José Afonso, Adriano Correia de Oliveira e Manuel Freire, entre outros, o movimento da canção de resistência, tendo sido agraciado em 1997 com a Ordem da Liberdade.
É presidente da Direção e do Conselho de Administração da Sociedade Portuguesa de Autores, presidente do Comité Europeu da Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores e membro da Direção do Grupo Europeu de Sociedades de Autores e do Comité Executivo do Writers and Directors Worldwide.

Saiba mais em www.josejorgeletria.net

0 comentários
0 likes
Anterior: A Coroa de JesusSeguinte: Anatomia da Cunha Portuguesa – As figuras que as pessoas fazem

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados
Tópicos recentes