Os Dias da História

FaceBook  Twitter  

 

 

Autor: Paulo Jorge de Sousa Pinto
Género: História
Edição: Jan/2020
Páginas: 384
ISBN: 9789898975324
Editora: Manuscrito

 

 


365 Episódios da História de Portugal e do Mundo

Cada dia uma história. De Portugal e do mundo. Factos conhecidos, como grandes batalhas e conquistas, revoluções ou tratados fundamentais, e outros menos conhecidos, mas não menos importantes e curiosos.
De diferentes épocas e geografias, com diferentes protagonistas. Da história militar às artes e cultura, passando pela política e pela medicina.

O historiador Paulo Jorge de Sousa Pinto condensou em textos curtos, mas rigorosos, tudo o que precisamos de saber sobre cada acontecimento. Uma viagem de 365 dias ao longo da História para ficar a conhecer mais.

Autor:

Paulo Jorge de Sousa Pinto (n. Lisboa, 1966) é mestre em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa pela Universidade Nova de Lisboa e doutorado em Ciências Históricas pela Universidade Católica Portuguesa. Atualmente, é investigador integrado do CHAM – Centro de Humanidades (FCSH/NOVA), onde coordena a linha temática de investigação «Ásia: Povos, Poderes, Intercâmbios», e docente na FCSH/NOVA, onde leciona as disciplinas de «História dos Portugueses na Ásia» (licenciatura em História) e «O Oceano Índico. Sociedades, Comércio e Guerra» (mestrado em História do Império Português). As suas principais temáticas de interesse e de investigação são o Sueste Asiático, a expansão europeia na Ásia e os impérios ultramarinos ibéricos. Tem desenvolvido atividade de investigação e publicado obras nestas áreas, nomeadamente The Portuguese and the Straits of Melaka, 1575-1619: Power, Trade and Diplomacy, Singapore University Press, 2012. É membro da European Association for South East Asian Studies, do Forum on European Expansion and Global Interaction (FEEGI) e da Academia de Marinha. No campo de divulgação da História, foi autor, entre 2016 e 2018, do programa da Antena 2 Os Dias da História e da obra Os Portugueses Descobriram a Austrália? 100 Perguntas sobre Factos, Dúvidas e Curiosidades dos Descobrimentos, Esfera dos Livros, 2013.

Tem de iniciar sessão para submeter o seu comentário.

Últimas Opiniões

  • A Luz de Pequim
    Apesar de ter vários livros do autor na estante, ainda não tinha tido a oportunidade de ler qualquer ...
  • 15.01.2020 13:56
  • As Ideias Políticas e Sociais de Jesus Cristo
    Este "breve opúsculo", como o autor avisa na introdução, é um breve "mas claríssimo ensaio" sobre ...
  • 29.12.2019 19:47
  • A Noite em que o Verão Acabou
    Pedro Taborda era um adolescente cuja família, a exemplo de muitas famílias portuguesas, tinha uma ...
  • 10.12.2019 14:38

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

 "A beleza é diferente para cada um de nós. É como a felicidade. Cada um tem o seu conceito de felicidade."
Fernando Sobral in O navio do Ópio