Os Ficheiros Spellman

FaceBook  Twitter  


Autor:
Lisa Lutz
Páginas: 360
Colecção: Lado B Nº 2
Edtora: Editorial Presença

Bem-vindo ao mundo da família Spellman. Eles são divertidos, muito unidos, calorosos e extremamente competentes e dedicados ao seu trabalho. Bom, talvez um bocadinho dedicados de mais… Donos de uma agência de investigação privada que emprega quase todos os membros da família, desenterrar os segredos das vidas alheias é a coisa mais natural no seu dia-a-dia.

O pior é quando já não conseguem separar o trabalho da vida pessoal…Os Ficheiros Spellman é ao mesmo tempo uma comédia hilariante e enternecedora e um manual sobre como levar a família à loucura… tudo por amor.


Sobre a autora:

Lisa Lutz passou uma década a trabalhar no argumento do filme Plan B para depois decidir que nunca mais queria escrever um guião na sua vida. Os Ficheiros Spellman é o seu primeiro livro e foi considerado um acontecimento editorial, tendo rapidamente sido adquirido por 22 países.


Citações da imprensa extrangeira:

«Uma estreia divertida e espirituosa, com humor e caos, descontraída e ligeira. Uma história fresca que aborda problemas reais de uma forma nada convencional.»
Kirkus

«Deslindar um caso pode ser muito complicado e até algo excêntrico quando toda uma família de detectives está envolvida, mas Lutz fá-lo com grande humor nesta estreia magnífica.»
Publisher’s Weekly

«Quando um livro destes cai no colo de um crítico literário, é como se fosse Natal. Posso ler? E ficar com o livro? E isto é o meu trabalho?...Lisa Lutz conseguiu uma coisa rara: um romance de estreia que não é apenas refrescante (tantos o são), mas também divertido. Divertido sem ser banal. Inteligente sem ser pretensioso.»

Comentários  

 
#4 Vera Mouta 2010-04-11 00:36
Este livro conta-nos a história da família Spellman, um casal com 3 filhos, que tem uma agência de detectives.
A história é contada pela Izzy, filha do meio deste casal, e conta-nos as mais variadas situações em que se meteram ao longo dos anos.
Sabemos como os pais se conheceram, o nascimento dos filhos, a rebeldia da Izzy, muito devido ao modelo de perfeição que é o irmão mais velho, David, a vida do tio Ray, que depois acaba por ir morar com a família.

Eu gostei do livro, achei-o divertido, engraçado e um bocado surreal, devido as confusões por que esta família passa. É que eles têm uma agência de detectives, mas não se limitam a investigar os outros, também se investigam uns aos outros. E a filha mais nova, Rae, apesar de só ter 14 anos, já sabe o negócio da família há imenso tempo e aproveita tudo o que consegue descobrir dos seus familiares para os poder “chantagear”.
 
 
#3 Júlia 2009-10-03 02:17
Já não lia um livro assim há algum tempo,divertido , pena não ter mais um bocadinho de romance.
Esta familia de deectives não é nada normal. Izzy não pode ver um bom partido que vai logo investigar se pode investir nele ou não, isto para não falar nos pais que só querem que ela ande com advogados.Rae, a filha mais nova, é doida por guloseimas, extorquir dinheiro aos familiares chantageando-os e também gosta de dar umas escapadelas ao bar para beber giger alle com gelo.
Esta familia tem um problema muito grave, que passou dos pais para os filhos que é: todos tem pavor aos dentistas. O tio Ray é um alcoolico incorrigivel e também gosta muito de fazer apostas. No fundo eu acho que eles fazem mais investigações a titulo particular do que pelo negócio em si.
Pelo meio disto tudo surge a abertura dum caso arquivado há 12 anos que nos deixa anciosos por saber como acabou.
Muito giro. Recomendo!
 
 
#2 Sebastião Barata 2009-06-21 00:41
Apesar de gostar de ler livros sérios, sabe-me bem ler, de vez em quando, um livro bem disposto como este. Os membros desta família de detectives particulares são tão competentes e dedicados à sua profissão, que gerem a sua relação mútua pelos parâmetros profissionais. Por isso, todos espiam todos, todos chantageam todos, todos subornam todos. São criados ficheiros sobre os actos dos membros da família: há uma ficha de cada um dos 9 ex-namorados de Isabel; há uma ficha de cada uma das 27 escapadelas do tio Ray; há álbuns com fotografias comprometedoras de todos os passos de cada um dos membros da família. Todos se guerreiam, todos se ameaçam de morte, todos procuram sabotar os actos dos outros. Mas tudo é feito por amor e para manter a família unida.
 
 
#1 Fátima Rodrigues 2009-06-13 21:26
Já há algum tempo que não lia um livro tão divertido e que me arranca-se tantas gargalhadas! Gostei imenso dele!
Apresenta-nos uma família completamente louca! O negócio deles é a investigação privada, negócio salvo seja, porque para além da parte comercial, espiam-se uns aos outros. Nesta família tudo é possível! Encontramos perseguições alucinantes, onde a filha Izzy, completamente "destrambelhada ", pois claro, tenta despistar a mãe ou o pai, que andam sempre a vigiá-la e a investigar toda a vida dos seus namorados, a outra filha, a Rae, que espia e tira fotos comprometedoras de toda a família, usando-as para chantageá-los, normalmente por dinheiro ou doces, actividade que desenvolve desde os 8 anos com distinção, e que teima em fugir para um bar onde vai "afogar" as mágoas com ginger ale até o barman chamar a irmã para a arrastar dali, entre tantas outras peripécias, cada uma melhor que a outra! Pelo meio surge ainda o irmão David, o "normal" da família, que vive a tentar gerir uma vida no meio da sua difícil família, e o tio Ray, policia reformado que se dedica a beber cervejas, comer snacks e dar umas escapadinhas para o jogo e para as prostitutas até cair para o lado e alguém da família, depois de largas pesquisas para o encontrarem, o trazem de volta.
Não se deixem impressionar pela capa pouco apelativa, ela é a completa antítese do livro!
Espero que editem os outros dois livros que já existem, com mais aventuras dos Spellman's!
 

Tem de iniciar sessão para submeter o seu comentário.

Últimas Opiniões

  • Hugo Chávez, o colapso da Venezuela
    Gosto de estar bem informado e não fazer juízos sem conhecimento de causa. O governo da Venezuela tem ...
  • 02.09.2019 14:09
  • Autobiografia
    "Autobiografia" , o novo romance de José Luís Peixoto, é o 3º livro que leio deste autor. Os anteriores ...
  • 18.08.2019 17:41
  • A Dama do Quimono Branco
    Com este volume, termina a saga do Samurai Negro, constituída por uma trilogia de romances históricos ...
  • 29.07.2019 17:54

Últimos Tópicos

Uma Pequena Palavra...

“Todo o dia, devíamos ler um bom livro, uma boa poesia, ver um quadro bonito, e, se possível, dizer algumas palavras sensatas.”
Johann Goethe