Os Herdeiros do Profeta

Autor: Rui Camâra Pina
Género: Política Internacional
Edição: Mai/2018
Páginas: 298
ISBN: 9789898760524
Editora: Parsifal

 

 

 

Porquê a rivalidade árabe-persa? O que distingue os xiitas dos sunitas? Qual o papel das mulheres na sociedade islâmica? Por que foram invadidos o Afeganistão ou o Iraque? O que se passa na Síria? Como surgiram os talibãs ou o Estado Islâmico? Qual a importância da questão nuclear para o Irão? Estas são algumas das inúmeras perguntas a que este livro tenta dar resposta.

O Grande Médio Oriente continua a ser uma das áreas do globo em que persistem inúmeros conflitos, de natureza muito diversa e nem sempre fáceis de explicar. Se para compreender o Irão de hoje há que analisar a queda do Xá, as hesitações de Washington face à Revolução Islâmica ou a ascensão do regime khomeinista, para entender o Afeganistão é preciso conhecer as razões que levaram Moscovo a invadir o país ou as perspectivas energéticas vindas do Mar Cáspio.
Os papéis da Arábia Saudita, Paquistão, Síria, Iraque, Rússia ou Estados Unidos, entre outros, no xadrez da geopolítica são também analisados, tornando este livro uma obra única para conhecer as grandes questões numa área com um profundo impacto à escala global.

Autor – Rui Câmara Pina

Autor:

Rui Câmara Pina nasceu em Lisboa em 1951. Licenciou-se no ISCSP e tirou o Mestrado em Relações Internacionais na New York University (NYU), nos Estados Unidos. Nos últimos anos tem exercido funções no Ministério da Defesa Nacional.
É autor, entre outros, dos livros “África do Sul, a Difícil Transição” (2012) e “40 derbies para a história” (2016). 
Vive em Cascais com a sua mulher Maria João.

0 comentários
0 likes
Anterior: Jogos de Raiva – LançamentoSeguinte: Milagres no Coração – Apresentação no Porto

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados