Os Intelectuais em Portugal na Idade Média

Autor: Armando Norte
Género: História
Edição: Set/2020
Páginas: 472
ISBN: 9789896268855
Editora: A Esfera dos Livros

 

 

O retrato das suas maiores figuras, de Santo António a Gil Vicente
Na Idade Média, com o aparecimento das primeiras universidades europeias, entre as quais a portuguesa, surgiu uma nova categoria de indivíduos, sem precedentes no tempo.
Distinguiam-se pela elevada formação, pelo estreito contacto com os livros e pelo uso exímio da palavra, oral e escrita.
Numa sociedade em profunda mutação, a sua ampla cultura e conhecimentos em artes liberais, medicina, direito ou teologia tornavam-nos cobiçados pelas autoridades e desejados pelas comunidades.
Foi esse o tempo de Tomás de Aquino e de Dante Alighieri; da redescoberta de Aristóteles e da filosofia escolástica; dos códices com manuscritos em pergaminho e das grandes catedrais; do confronto entre a fé e a razão.
Nessas circunstâncias, também um número significativo de portugueses teve acesso ao mundo da alta cultura. Alguns adquiriram uma invulgar importância intelectual. Foi o caso de Santo António, do papa João XXI, do rei D. Duarte, do cronista Fernão Lopes e do dramaturgo Gil Vicente. É deles, dos seus livros, da sua cultura e da sua época, de que fala este livro. O passado, ao contrário do que se diz, não é um país distante.

Deste autor no Segredo dos Livros:
João XXI – O Papa Português

Autor – Armando Norte

Autor:

Armando Norte concluiu o doutoramento em História, especialidade em História Medieval, pela Universidade de Lisboa em 2013. É investigador do Centro de História da Universidade de Lisboa, desde 2007, e membro da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais. Tem vários trabalhos publicados em revistas especializadas e capítulos de livros em coautoria. Entre outros, recebeu o prémio A. de Almeida Fernandes em História Medieval (ed. 2013). Colaborou no projeto «A Universidade Medieval em Lisboa» e no DEGRUPE – A dimensão europeia de um grupo de poder (XIII-XV). Atua nas áreas de Humanidades com ênfase em História, e das Ciências Sociais com ênfase em Economia e Gestão. João XXI – O Papa Português é o seu primeiro livro.

0 comentários
0 likes
Anterior: A Caracóis de Ouro, os Três Ursos e a BanheiraSeguinte: O Heterónimo de Pedra

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados
Tópicos recentes