Os Médicos, a Ópera e a História

Autor: Antero Palma-Carlos
Género: História da Ópera / Musicoterapia
Edição: Jan/2018
Páginas: 620
ISBN: 9789896229597
Editora: Alêtheia

 

 

«Este livro reúne um conjunto de introduções a óperas, muito diversificadas em libretos, autores e conceitos musicais, desde Pergolese a Manzoni. Procuramos pela sistemática confrontação entre os libretos e a história, abrir novas janelas que permitam conhecer melhor, não só óperas muito divulgadas, mas com aspectos históricos pouco abordados, mas também autores e obras esquecidas, ou que só recentemente ressurgiram.

Dentro da temática geral das relações entre a História e a Ópera, foram comentadas 147 óperas, nos seus aspectos gerais, históricos ou em relação com a Medicina e ainda apresentados médicos com funções diversas na Ópera, as relações entre música e cérebro, as eventuais aplicações da musicoterapia, e as relações de Verdi com os Médicos a doença e os doentes.»

Autor – Antero Palma-Carlos

Autor:

Antero Palma-Carlos (1933), fez carreira hospitalar e Universitária na Faculdade de Medicina de Lisboa com formação em Medicina Interna. Criou em 1961 a Imuno-Alergologia Hospitalar. Foi Diretor de Medicina e Imuno-Alergologia. Presidente Honorário dos Alergologistas Europeus “Honorary Fellow” do American College of Allergy, Membro Emérito da Academia Portuguesa de Medicina. Publicou: A Flauta Mágica, Ópera Iniciática, Verona Romeo e Giullieta, Verona Arena e Ópera, A História de Itália na Obra de Verdi e Verdi na História de Itália, Tosca e a História de ItáliaCyrano de Bergerac na História, no Teatro e na Ópera. Comentou estes temas no Grémio Literário, Ordem dos Médicos e Casa Museu Anastácio Gonçalves. Publicou mais de 800 trabalhos científicos entre 1960 e 2017.

0 comentários
0 likes
Anterior: E A Minha Festa de Homenagem?Seguinte: De Portugal para a Europa

Comentar

Siga-nos no Facebook
Facebook Pagelike Widget
Últimos Livros Comentados
Tópicos recentes